2011/03/30

Marketing

Há tempos não se via em Campos dos Goytacazes uma ação programada e desenvolvida de marketing/mídia tão volumosa como a que está em curso, pelo governo municipal. Abrange principalmente emissoras de TV aberta e do sistema fechado e rádios AM e FM, mas alcança jornais impressos. E ainda há, em pequena escala, sites e mesmo blogs, que se mostram ao menos simpatizantes das ações da prefeitura local.
Paralelamente ao fato de desejar apresentar projetos ou expor tais ações, quem conhece um pouco mais da área sabe que um projeto dessa envergadura normalmente é executado para se recompor terreno, ou seja, para se combater números indesejáveis em vários níveis garimpados e obtidos em geral através de pesquisas de reconhecimento e aceitação.
É um processo válido dentro da "guerra" de informações, especialmente num campo hoje excepcionalmente minado por conta da enorme variedade de meios e quantidade de mensagens, mas é importante lembrar que deve sempre haver um imediato equilíbrio entre o que se fez e faz e o que se divulga, caso contrário a idéia que se tenta transmitir torna-se volátil, quando não há um efeito contrário. Quanto ao que se espera fazer em termos de ações mas já faz parte do projeto, o emitente ganha em tempo, pois obviamente apenas no futuro uma leitura correta poderá ser feita.
Na verdade, não apenas a "comunicação de sistemas particulares", mas a própria relação poder público e povo ganha a cada dia novos contornos, com a velocidade com que se expandem os novos meios, concretizando novas formas e linguagens e permitindo um acesso maior, o que gradativamente se traduz também em maior poder de percepção e análise.

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