2011/03/12

Eleições para a reitoria da UENF

Polos do CEDERJ terão votação já neste sábado; em Campos e Macaé a eleição será na terça


Em números aproximados, a eleição para reitor da UENF deve mobilizar 4 mil estudantes, 530 servidores técnicos ou administrativos e 280 professores em dez municípios do Estado. Nos campi de Campos dos Goytacazes e Macaé e na Estação Experimental de Itaocara, a votação será na próxima terça, 15/03. Mas os alunos matriculados no ensino a distância (cerca de 1,7 mil) votarão já neste sábado, 12/03, das 10h às 14h30, em nove polos do Consórcio CEDERJ: Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Paracambi, Petrópolis, Piraí, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana.

Três chapas estão inscritas: 10 (Telma Nair Santana Pereira/Carlos Eduardo Novo Gatts), 12 (Flavio Costa Miguens/Carlos Eduardo Veiga de Carvalho) e 15 (Silvério de Paiva Freitas/Edson Correa da Silva). Para votar é preciso apresentar qualquer documento de identificação com foto.

No campus Leonel Brizola, em Campos, a votação do dia 15 vai se concentrar no Centro de Convenções, no período das 10h às 20h30. Ali haverá duas urnas para votos dos docentes, quatro para votos dos técnicos ou administrativos e dez para votos dos estudantes. Já no campus de Macaé, onde não há cursos noturnos, a votação será das 10h às 15h. Haverá uma urna para cada segmento da comunidade universitária ? estudantes, professores e técnicos-administrativos.

Na Estação Experimental de Itaocara, onde atuam apenas servidores técnico-administrativos, será possível votar das 10h às 11h. Uma urna será deslocada para o local, que fica na ilha Barra do Pomba.

Quem pode votar ? Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Manuel Vidal, estará apto a votar quem tiver matrícula ativa na UENF. Portanto pode votar quem estiver em férias, em licença (saúde, maternidade, prêmio etc), afastado para pós-doutorado (inclusive no exterior) e mesmo quem estiver cedido pela UENF para outro órgão. Mas não têm direito a voto os servidores aposentados (ainda que tenham bolsa de professor emérito), nem os cedidos de outros órgãos para a UENF.

Para votar é preciso apresentar um documento de identificação com foto. O corpo de estudantes (presenciais e semipresenciais) tem peso de 15% na eleição, assim como o corpo técnico-administrativo. O voto do segmento docente tem peso 70%, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação.

Ascom UENF
(Universidade Estadual do Norte Fluminense)

Nenhum comentário: