2011/03/09

Governo do Estado investe no interior

Novas Deams em Campos e Friburgo
Cidades ganharão unidades de atendimento à mulher até junho



Rio - A chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, anunciou ontem a construção de mais duas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) no estado do Rio, que devem ser inauguradas até junho, o que elevará para 12 o número de unidades desse tipo. Uma delas ficará em Campos, no Norte Fluminense; a outra, em Nova Friburgo, na Região Serrana.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a delegada distribuiu flores a funcionários de plantão, ontem, nas Deams de Jacarepaguá e São João de Meriti. Nas especializadas, ela fez o anúncio.

Martha Rocha disse também que o número de registros vem subindo nas Deams, responsáveis por mais de 6 mil boletins de ocorrências por mês. Em 2010, o número de ocorrências foi 25% maior em relação a 2009, segundo estudo do Instituto de Segurança Pública (ISP), que priorizou os cinco crimes mais cometidos contra o sexo feminino: estupro, ameaça, lesão corporal dolosa, homicídio doloso e tentativa de homicídio. “Isso significa, na verdade, que as mulheres vítimas de violência estão cada vez mais tendo confiança no trabalho da polícia, o que faz com que tenham mais coragem para denunciar seus agressores”, afirmou.

ALGOZ DORME AO LADO

De acordo com o ISP, diariamente, 128 mulheres são vítimas de ameaça no estado, sendo que, pouco mais da metade (50,2%), tem no companheiro ou ex-companheiro o provável autor do crime.

Martha Rocha disse que a intenção é ampliar cada vez mais o número de Deams no estado. “Hoje, nós temos um número bem inferior em relação a outros estados, mas nossas unidades funcionam 24 horas por dia, de segunda a segunda-feira. Em São Paulo, as Deams abrem as portas somente de segunda a sexta-feira, no horário de expediente”.

O Dia
por Francisco Edson Alves

Nenhum comentário: