2010/07/02

O time de Dunga está fora da Copa da África

Não havia comentado nada sobre a Copa do Mundo de Futebol até o momento de propósito. Torcer é uma coisa, confiar, outra. E confiança não era exatamente o meu sentimento sobre o time de Dunga que instantes atrás, de forma bisonha, perdeu merecidamente para a Holanda. Sim, por que foi o time de Dunga que perdeu, e não a seleção brasileira cinco vezes campeã do mundo. O termo não é do blog, já tendo sido empregado pela imprensa em ocasiões anteriores.

Desde o início achei que havia "alguma coisa fora da ordem". Direcionar o time do Brasil a jogar fora de suas características, que normalmente mostram habilidade, talento, cadência, e tentar a lavagem cerebral para que o grupo se tornasse "guerreiro", inclusive sucumbindo, mais uma vez, ao marketing escancarado, eram dois ingredientes picantes para a receita desandar. O destempero de Dunga no trato com a imprensa (para não dizer com todos) acabou em parte se transferindo aos jogadores, assim como a arrogância, e, por que não, a soberba.

Convocar o Kaká, de quem aliás não sou fã, parecia uma obrigação (seria algum tipo de imposição?), uma vez que estava lesionado, muito aquém de sua forma fisica ideal. Nada fez a Copa inteira. O Robinho, sempre uma promessa, e mais preocupado em fazer firulas, nem sempre acertadas, do que jogar bola, ficou sem dizer a que veio, assim como muitos outros. O Felipe Melo pode saber jogar futebol, mas está longe de ser um selecionável, até por que deve ter algum problema emocional mal resolvido. Luiz Fabiano não mostrou a sua fábula e mais uns três ou quatro preferiram distribuir impropérios ao longo dos jogos. Foi um time truculento, sem o brilho que estamos (mal) acostumados a ver em campo.

Não era a seleção brasileira. A alegria demonstrada nas situações em que os jogadores podiam ser vistos e entrevistados parecia, ao meu ver, forçada. E bastou jogar com um time de futebol mais à sua altura para o descontrole vir à tona num arrebatamento, sim, por que até hoje, se analisarmos com cuidado, o Brasil não havia jogado contra ninguém.

O Dunga escondia o time da imprensa, e para que? Talvez esconder a vergonha antecipada.
Dunga, tente explicar. Mas depois, não se esqueça, "pede pra sair".

Nenhum comentário: