2010/02/05

Dia Nacional da Mamografia (5) alerta para importância do diagnóstico precoce

Uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo, o câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as brasileiras. A descoberta precoce da doença faz com que a chance de recuperação seja de 95%. Para conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos, nesta sexta-feira (5) será comemorado o Dia Nacional da Mamografia. O dia foi escolhido por ser o de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.

"Hoje, as chances de sobrevivência das brasileiras diagnosticadas com câncer de mama são de cerca de 40%", diz Alessandra Durstine, vice-presidente em estratégias regionais e diretora para América Latina da ONG American Cancer Society (Sociedade Americana do Câncer). Ela acredita que esse valor possa dobrar, alcançando média semelhante a dos EUA, com políticas públicas que incentivem a mamografia e permitam o acesso aos tratamentos adequados.

"A incidência do câncer de mama tem aumentado por motivos que nem sempre são controláveis, como a menarca precoce e o adiamento da maternidade, mas os índices de mortalidade podem ser reduzidos com diagnóstico precoce e tratamento correto", acrescenta a especialista, que participou de um fórum sobre a doença em São Paulo esta semana.

Uma das críticas feitas por Durstine é a demora em se iniciar o tratamento do câncer, após o diagnóstico. Segundo ela, esse prazo, no Brasil, é de seis meses, em média.

Idade para começar
No ano passado, uma polêmica em torno da idade correta para se iniciar a mamografia de rotina deixou pacientes confusas no Brasil e nos EUA. Muitos médicos, assim como a Sociedade Americana do Câncer, defendem que o exame seja feito a partir dos 40 anos. Em alguns casos, como quando há casos da doença na família, pode ser feito até antes. "Cabe ao médico decidir a idade para começar, mas a mulher tem a responsabilidade de ir atrás da prevenção", comenta Durstine.

Bol notícias

Nenhum comentário: