2009/07/08

Saneamento e PAC

Os governos federal e estadual deram o pontapé inicial para a realização de um conjunto de obras de saneamento básico do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governador Sérgio Cabral e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, assinaram ontem os contratos de financiamento da Caixa Econômica Federal para as obras em abastecimento de água e esgotamento sanitário que serão feitas pela Nova Cedae.
Os projetos, que contam com recursos de R$ 587 milhões, beneficiarão moradores da cidade do Rio e de oito municípios da Baixada Fluminense e do interior do Estado. As obras promoverão o desenvolvimento de ações no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e no Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG). A Estação de Tratamento de Água do Guandu também será contemplada pelas intervenções.
- É um dia de muita comemoração e celebração para o Estado, de mudança de destino. Em 2006, tivemos o compromisso de construir uma parceria que ia mudar o roteiro do Rio de Janeiro. E estamos aqui efetivando isso mais uma vez. Tem sido assim ao longo de dois anos e meio de governo. Estamos vivendo, apesar da crise mundial, um comportamento da economia do Estado extremamente extraordinário. Precisamos somar forças para que os recursos apareçam e as coisas aconteçam - declarou Sérgio Cabral, durante a cerimônia no Salão Nobre do Palácio Guanabara.
Além das melhorias no sistema de produção de água e esgoto, as obras auxiliarão na campanha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Regiões que receberão parte das competições, como Barra da Tijuca e Jacarepaguá, serão contempladas por esses investimentos. Com as intervenções do PAC, o Estado oferecerá mais oportunidades de emprego para a população e conseguirá superar a crise econômica mundial.
- A parceria realizada é do tipo republicana, que tem como objetivo beneficiar a população. É uma relação em que o Estado, seus municípios, interesses e problemas estão sendo levados em consideração pelo governo federal. A Caixa tem sido uma instituição brasileira exemplar. Esses investimentos mostram o quanto o Brasil mudou radicalmente. Isso significa que o país tornou a entender que as questões de saneamento e habitação são cruciais para o nosso desenvolvimento - explicou a ministra-chefe da Casa Civil, que planeja voltar ao Rio em breve para realizar um balanço do PAC e seu impacto nas áreas atendidas.
Os municípios beneficiados pelo convênio entre os governos federal e estadual são: Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Campo Grande, Santa Cruz, Bangu, Ilha de Paquetá e Ilha do Governador); Saquarema (Jaconé); Duque de Caxias; Belford Roxo; Mesquita; São Gonçalo; Maricá (Inoã e Itaipuaçu); Itaperuna e Valença.
- Os investimentos selam mais um passo importante do processo de retomada da questão do saneamento do Rio de Janeiro. A assinatura dos contratos é uma grande ação de parceria com o governo federal. Quem está ganhando com isso é a população dos municípios fluminenses. Nossa carteira é de 3,3 bilhões de investimentos. Os projetos já captados e os que estamos assinando hoje somam R$ 800 milhões só na capital. Nos próximos 36 meses, a Cedae aumentará de 7,5 mil para 17 mil o número de ações - afirmou o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer.
Também participaram da cerimônia o ministro das Cidades, Márcio Fortes; o vice-governador Luiz Fernando Pezão; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; os secretários da Casa Civil, Regis Fichtner, de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy, de Transportes, Júlio Lopes, da Educação, Tereza Porto, de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva; o presidente da Alerj, Jorge Picciani; e representantes das cidades contempladas.

do site do governo do Estado
c/ed.

Nenhum comentário: