2017/06/05

Ecobike reúne mais de 900 pessoas pela preservação do ambiente e solidariedade

Mais de 900 pessoas participaram, na manhã deste domingo (4), do passeio ciclístico "Ecobike - Saúde, Ecologia, Solidariedade", promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), em parceria com a iniciativa privada, como parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente. As atividades começaram na última quinta-feira (01) e vão até esta segunda-feira (5). A largada foi da Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, depois de um "aulão" de aquecimento, comandado pelo professor Thiago Gomes, com os hits mais tocados do momento.

O Ecobike teve o patrocínio do Sicoob Fluminense, Rio Cap, Realiza Construtora, Aparavidine e Unimed Campos. 

­- Eu gosto muito de atividade física e trouxe a minha filha para ela ir se acostumando - afirmou a farmacêutica Bruna Borges Machado, apontando para a pequena Júlia, de seis anos. Para a operadora de telemarketing Lauriane Leandro, 35, o percurso de 14 quilômetros não assustava. "Sempre pedalo até a Lagoa de Cima, fazendo ida e volta. Cerca de 60 quilômetros no geral", explicou.

Dada a largada, 20 motociclistas do Grupo Defensores tomaram a frente. Logo atrás, cerca de 70 integrantes do grupo "Psicopatins", que há um ano se reúne todas as noites no Centro para praticar o esporte. "Fomos convidados para ir na frente dos ciclistas e aceitamos de imediato. É muito legal participar de projetos que estimulem a atividade física", afirmou a engenheira civil Joana Santos, 29.

O grupo partiu do Centro pela Avenida Rui Barbosa, pegou a Travessa Julio Feydit, a Rua 21 de Abril, Rua dos Goytacazes, Rua Ovídio Manhães, Rua Riachuelo e as avenidas Alberto Lamego e Arthur Bernardes, onde todos pararam na altura da rotatória onde acontecia o Projeto "Via Esporte". No local, houve o plantio simbólico de uma muda de Ipê roxo, reunindo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, e o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.

Muda plantada, hora de pegar as bikes novamente para concluir o trajeto da Arthur Bernardes, pegar a Avenida Nilo Peçanha e a Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), completando os 14 quilômetros em pouco mais de uma hora e 40 minutos.

Na Praça do Santíssimo Salvador, foi feito o sorteio de diversos brindes, como camisetas do passeio, luvas de ciclistas e squeezes entre os participantes. E também três bicicletas disponibilizadas por um dos parceiros da promoção. Os sortudos foram o técnico em eletrônica Manoel José Dias, 55; a professora Tatiana Barroso, 40, e a vigilante desempregada Gerlane Paes Leal, 35. Todos receberam as bikes das mãos do secretário Leonardo.

- Quase não acredito. Estou muito emocionada. Tenho participado desses passeios ciclísticos da prefeitura este ano com meus familiares e todos brincam comigo, porque minha bicicleta é a mais velhinha. Essa nova chega em boa hora - afirmou Gerlane.

O secretário Leonardo Barreto avaliou o passeio, que também arrecadou alimentos para o Asilo do Carmo, como um verdadeiro sucesso. "Isso mostra como é importante a realização de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. E neste caso, na promoção da saúde, da preservação do meio ambiente e da solidariedade", concluiu.
 
Por: Edson Cordeiro - Foto: Marcos Gonçalves, Luís Macapá e Valmir Oliveira
c/ed.

Nenhum comentário: