2016/04/27

Sicoob Fluminense – surge nova força no cooperativismo de crédito

O Sicoob Cred Rio Norte agora é Sicoob Fluminense. A nova denominação, aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada na tarde desta terça-feira, 27 de abril, acompanha a última conquista da cooperativa junto ao Banco Central – a autorização para funcionar em todo o estado do Rio de Janeiro.
 
Neste sentido, o Sicoob Fluminense, com sede central em Campos dos Goytacazes e agências de atendimento espalhadas pelo Norte e Noroeste do estado, é a única cooperativa de crédito de livre admissão do Rio de Janeiro, podendo atuar em todos os municípios – uma nova unidade será inaugurada no dia 13 de maio em São Francisco do Itabapoana, e a instituição já se prepara para se instalar na cidade do Rio de Janeiro, na área central.

A alteração do nome da cooperativa fez parte de uma série de alterações propostas e aprovadas em relação ao estatuto, durante a AGE. Estiveram presentes dezenas de delegados representantes dos mais de seis mil associados, suplentes, toda a diretoria da cooperativa, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, assim como a representante da Central Rio do Sicoob, Heleisa Alexandre.

AGO

Em seguida à AGE, foi realizada então a Assembleia Geral Ordinária, instrumento para a prestação de contas do ano de 2015, com base no relatório anual. A exposição dos números ficou a cargo do consultor Neilton Ribeiro da Silva, que de início apresentou os pareceres favoráveis do Conselho Fiscal (confirmando a “boa saúde financeira da instituição”) e da Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa, para quem as demonstrações contábeis “apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira” da cooperativa.

Em relação aos dados apresentados, o Sicoob Cred Rio Norte, agora Sicoob Fluminense, apresentou crescimento em todos os setores do ano de 2014 para 2015 – ativo total (45,76%); depósito a vista (49,05%); patrimônio líquido (25,22%); operações de crédito (35,44%); depósito a prazo (51,37%); poupança (98,06%); quantidade de contas-correntes (35,81%); número de associados (51,84%) e seguro (26,30%). Em relação a esse último item, o Sicoob Fluminense ficou à frente de todas as demais cooperativas de crédito do Rio de Janeiro, garantindo à Central RJ do Sicoob a segunda colocação no Brasil em captação de seguros.

Do relatório anual de 2015, distribuído a todos os presentes, constam ainda números referentes ao orçamento da cooperativa para 2016, balanço patrimonial, demonstração de sobras, demonstração das mutações do patrimônio líquido e demonstração dos fluxos de caixa. O relatório foi aprovado por todos os presentes.

Por último, na AGO, a direção da cooperativa inovou e apresentou a proposta, igualmente aprovada por unanimidade, de distribuição de 100% das sobras líquidas do exercício, da ordem de R$ 441.359,62, para todos os cooperados.

www.sicoobcredrionorte.com.br
(22) 27262750

Nenhum comentário: