2016/04/10

Instituto Sicoob chega ao Rio de Janeiro




Na região, o Sicoob Cred Rio Norte vai desenvolver o projeto Cooperjovem

 O Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável iniciou oficialmente as atividades no Estado do Rio de Janeiro, no últim dia 2 de março. O Sicoob Central Rio, com suas 11 cooperativas associadas, se filiou ao Instituto em um evento ocorrido na sede do Sicoob Coomperj, onde compareceram dirigentes e colaboradores das cooperativas e da OCB/Sescoop. Com isso, ficou criada a primeira sub-sede do Instituto fora da área de atuação do Sicoob Central Unicoob. 

Criado em 2004 por iniciativa do Sicoob Metropolitano, o instituto, com sede central no Paraná, nasceu sob a égide do 7.º princípio do cooperativismo, que proclama a importância da preocupação com a comunidade, especialmente aquela onde se está inserido. Desde 2012 é signatário do Pacto Global da ONU, comprometendo-se em colaborar com os 10 princípios referentes aos direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção. 

Filiação 

O termo de filiação do Sicoob Central Rio ao Instituto Sicoob foi assinado pelo presidente da Central, Luiz Antonio Araujo e pelo presidente do Instituto, George Hiraiwa. Com essa adesão, o Instituto Sicoob, que é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e é mantido pelas cooperativas do Sicoob Central Unicoob, amplia a sua área de atuação no território nacional que já abrange os estados do Paraná, Amapá e Pará. 

 Na ocasião, a gestora executiva do Instituto, Emanuelle Soares, apresentou os projetos e ações desenvolvidos e como será a sistemática de atuação com as cooperativas do Sicoob no Rio de Janeiro, enfatizando o trabalho realizado por meio dos voluntários, os próprios funcionários das cooperativas e o direcionamento estratégico alinhado com o desenvolvimento dos negócios.  

Cooperjovem 

O primeiro projeto a ser implantado pelo Instituto Sicoob em conjunto com as cooperativas será o Cooperjovem. As articulações já começaram, mas como o ano letivo já está em andamento nas escolas, o programa começará de fato em 2017.

Foram definidas que duas cooperativas iniciarão este programa: o Sicoob Cred Rio Norte, com sede central em Campos dos Goytacazes e atuação regional, e o Sicoob Cecremef, estabelecido em Furnas e que tem área de atuação em todo o Estado. O município escolhido pelo Sicoob Cecremef foi Angra dos Reis. Já o Sicoob Cred Rio Norte irá realizar o programa em São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e Bom Jesus de Itabapoana. 

O objetivo do Cooperjovem é o de trabalhar a inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo. É levar o cooperativismo para as escolas. 

Pelo projeto, a escola pode ser uma das principais formas de disseminar a cultura cooperativa em uma comunidade. Os reflexos positivos são evidentes para a sociedade com: •estímulo à formação profissional, cooperação, voluntariado e solidariedade; •capacitação de professores; •fortalecimento da cultura do cooperativismo; •alternativa para inserção do jovem no mercado de trabalho; e •estímulo à formação de novos empreendimentos cooperativos.

Expresso Instituto Sicoob no Concred 

Para fortalecer ainda mais a parceria com o Sicoob Central Rio, o Instituto definiu que disponibilizará o ônibus do Expresso Instituto Sicoob para ficar no Rio de Janeiro entre os dias 28 a 30 de setembro, ocasião em que ocorrerá a 11ª edição do Concred, o maior congresso das cooperativas de crédito brasileiras organizado pela Confebrás.

Durante os dias do Concred, o Expresso Instituto Sicoob estará estacionado na área do evento e oferecerá cursos para a comunidade de acordo com os pré-agendamentos feitos pelas cooperativas do Sicoob Rio.  

Com informações:



 
 
 

 

Nenhum comentário: