2015/02/11

Explosão em navio plataforma da Petrobras deixa três mortos

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Uma explosão no navio plataforma da Petrobras FPSO Cidade de São Mateus deixou pelo menos três trabalhadores mortos, quatro feridos e outros desaparecidos no litoral capixaba nesta quarta-feira, informou o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo.

A Petrobras não se manifestou imediatamente sobre o assunto.

Cerca de 30 funcionários foram retirados da plataforma em um barco de apoio, disse à Reuters o diretor do Sindipetro ES, Davidson Lombo.

Segundo ele, a explosão foi causada por um vazamento de gás.

A FPSO operava nos campos de Camarupim e Camarupim Norte, a cerca de 80 quilômetros da capital do Estado, Vitória.

Segundo a Secretaria de Saúde do Espírito Santo, foi acionado esquema para receber feridos no aeroporto de Vitória.

"A plataforma está sem comunicação. Estamos fazendo contato por meio da plataforma Vitória (próxima ao local do acidente)", disse o diretor do Departamento de Segurança da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel.
A FPSO produziu em média 2,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e 2 mil barris de petróleo por dia em dezembro, segundo Rangel.

A unidade, que armazena e produz petróleo e gás, é de propriedade da afretadora de plataformas norueguesa BW Offshore e tem foco maior na produção de gás.

Considerando a informação de produção relatada pelo sindicalista, a unidade produziu mais de 3 por cento da produção de gás da Petrobras em dezembro, que atingiu ao todo naquele mês 73,5 milhões de metros cúbicos/dia.
No caso da produção de petróleo, o volume produzido pela FPSO é ínfimo perto do total produzido pela Petrobras em dezembro, de mais de 2 milhões de barris/dia.

A FPSO tem capacidade de armazenagem de 700 mil barris, segundo ficha técnica publicada pela BW Offshore.

(Por Jeb Blount e Marta Nogueira)

Nenhum comentário: