2013/01/03

Chuva deixa desabrigados e mata 1 no Rio

Casas e ruas estão alagadas e uma pessoa morreu em Xerém, distrito de Duque de Caxias. Há problemas ainda em Angra dos Reis e na região serrana. Bombeiros e Defesa Civil visitam regiões

A chuva forte que atingiu o Rio de Janeiro desde a noite de quarta-feira (2) causou deslizamentos e deixou casas e ruas alagadas em diversos pontos do Estado. As regiões mais afetadas pelas águas foram Xerém, no distrito de Duque de Caxias, Angra dos Reis e municípios da área serrana. Até o momento, uma pessoa foi encontrada morta em Xerém. As informações são da Defesa Civil Estadual - veja balanço das chuvas .

Além da forte chuva, o que agravou a situação na região de Caxias - a mais atingida até o momento - foi o transbordamento dos rios Capivari e Saracuruna. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima fatal é um homem adulto ainda não identificado. Ele foi encontrado nos escombros de uma casa que desmoronou na madrugada.

Uma ponte ruiu, casas foram alagadas, carros encobertos e famílias estão ilhadas na região. Há informações também de que uma represa do Cedae teria acumulado as águas da chuva que desciam de Petrópolis e Teresópolis, o que teria forçado e rompido uma das barragens.   Na área de Xerém, os bairros mais atingidos são São Jorge e Nova Belém. Moradores perderam móveis, alimentos, roupas e utensílios. De acordo com as primeiras informações, cerca de 200 pessoas estão desabrigadas.

Os afetados estão sendo levados para um abrigo na praça da Mantiqueira, no centro da cidade.

Angra dos Reis

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas e cerca de 40 estão desabrigadas em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense. Ainda chovia forte em algumas regiões do município nesta madrugada. A região oeste da cidade foi a mais atingida, segundo a Defesa Civil. O município está em estado de alerta há quase 10 horas.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Angra dos Reis, Francisco Júdice, quatro residências desabaram em Santa Rita do Bracuí durante a chuva. Dos dois feridos, uma era gestante. Eles tivram ferimentos leves. As vítimas estão sendo acolhidas na Escola Municipal Prefeito José Luis Ribeiro Reseck, no Frade.

Neste mesmo bairro, o muro de uma casa desabou no Morro da Constância. A Defesa Civil Estadual está dando apoio enviando colchonetes e cobertores.

O maior volume pluviométrico registrado em Angra ocorreu entre os bairros de Bracuí e o Parque Mambucaba, na região oeste do município. Neste último, foram registrados 100mm de água em pouco mais de uma hora de chuva. Ruas e casas ficaram alagadas. Muitos bairros estão sem luz. A excessão seria a vila residencial de Praia Brava, alimentado pela Usina Nuclear de Angra.

Região Serrana

A chuva forte também deixou estragos na região da serra. Em Petrópolis, por exemplo, segundo a Defesa Civil, houve deslizamento de terras no bairro Alto Indepência. Até o momento, não há vítimas.

O órgão informou ainda que os rios Bingen e Piabanha chegaram a transbordar em vários pontos alagando os bairros localizados em suas margens. Já em Teresópolis, rio Paquaquer também transbordou e alagou bairros. O sistema de alerta da Defesa Civil foi acionado três vezes, com sirenes, nesta madrugada.

Barreiras caíram ao longo da rodovia BR-040 entre os km 87 e km 88, sentido Rio, além dos km 95 e km 93, sentido Juiz de Fora, em Minas Gerais. O trânsito ficou em meia pista nesses trechos.


iG São Paulo
03/01/2013 08:54:33 - Atualizada às 03/01/2013 10:31:22
*com O Dia, Agência Brasil e AE



Nenhum comentário: