2011/09/20

Macaé comemora aniversário e Dia da Árvore com plantio de 198 mudas

Cento e noventa e oito mudas de espécies da Mata Atlântica serão plantadas, nesta quarta-feira (21/09), no Centro Estadual de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável (Ceprus), em Macaé, no Norte Fluminense, em comemoração ao Dia da Árvore e ao aniversário de 198 anos da cidade. A programação de atividades terá início às 8h e contará ainda com palestra sobre o desenvolvimento rural sustentável nas microbacias hidrográficas e caminhada ecológica pela reserva biológica de 90 hectares de Mata Atlântica localizada na antiga estação experimental da Pesagro-Rio.

O evento terá a participação de alunos de escolas da rede pública e privada, de membros do grupo de Escoteiros de Macaé, alunos da Apae, e visitantes do telecentro/Unidade de Disseminação de Tecnologia do Ceprus.

- O polo de pesquisa é o local onde se estudam todas as práticas empregadas por agricultores e técnicos na direção da sustentabilidade. Nada mais razoável do que fazer o evento que comemora o Dia da Árvore no centro de pesquisa. O espaço é um exemplo vivo da boa convivência que se pode ter entre a agricultura e o meio ambiente – destacou o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.

Vitrine do Programa Rio Rural

Instalado em substituição à estação experimental da Pesagro-Rio, em uma fazenda com 140 hectares, o Ceprus é um polo de pesquisa que abriga unidades demonstrativas de práticas incentivadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio, o Rio Rural, e que os produtores podem adotar em suas propriedades. A unidade, vinculada à Secretaria de Agricultura e Pecuária, é uma espécie de vitrine do trabalho realizado diretamente com os agricultores do interior fluminense.

Entre as unidades já em funcionamento estão produção de galinha caipira, barragem subterrânea, estufa de plantas nativas, pomar de frutas exóticas e maquete viva, representando uma microbacia hidrográfica onde são ensinadas práticas de reflorestamento, proteção de nascente, conservação do solo, e proteção de encostas.

O Ceprus também realiza atividades com alunos de escolas públicas em seu telecentro/Unidade de Disseminação de Tecnologia, onde os estudantes recebem informações sobre as práticas realizadas no espaço e aprendem a ter mais consciência ambiental.

- Realizamos convênios socioeducativos com escolas para difundir o conceito de sustentabilidade entre os jovens da periferia urbana de Macaé –contou o chefe da Ceprus, José Luiz Rizzo.

http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=613357

c/ed.

Nenhum comentário: