2011/09/17

Campanha do Estado conclama a população a combater a dengue

Para combater a dengue, é necessário o comprometimento e a dedicação de todos. Com base nesta ideia, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, apresentou ao governador Sérgio Cabral, nesta terça-feira (13/9), em reunião no Palácio Guanabara, o conjunto de medidas que serão adotadas pelo Estado para combater a doença. O foco do trabalho estará, além da necessária atenção da população, no envolvimento dos 92 municípios para que se consiga evitar o surgimento de uma epidemia com a chegada do verão.

A campanha será baseada, principalmente, nos "10 minutos contra a dengue". O objetivo é que as pessoas dediquem apenas 10 minutos por semana ao combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti. O conceito da campanha foi idealizado e proposto pelos especialistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e implementado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, o envolvimento de cada um é fundamental para o sucesso da campanha.

- É muito importante ressaltar a importância que todo o agente público, e principalmente a população, tem no combate diário à dengue. Além disso, vamos lançar, a partir de outubro, o que estamos chamando de “37 semanas”, em que teremos, uma vez por semana, uma ação envolvendo atividades esportivas, culturais. Ou seja, queremos de alguma maneira tentar transmitir para a população essa nossa preocupação – disse o secretário.

A segunda parte do conjunto de medidas envolve a participação dos municípios do Rio de Janeiro. Na próxima segunda-feira (19/9), será realizado um seminário com os 92 prefeitos para discutir o combate à doença e a assistência de pacientes. Nesse dia, será feito um alerta para as prefeituras para que haja um combate efetivo da doença.

- O prefeito Eduardo Paes está dando o exemplo e já apresentou a estratégia da prefeitura do Rio. Temos que ter em mente que os agentes devem atuar de forma extremamente severa. Estamos na pré-época da dengue e, portanto, temos os próximos meses para diminuir os focos do mosquito para que possamos diminuir a possibilidade de casos de dengue. Temos uma situação extremamente grave, que é a circulação de um vírus novo, que nunca tinha circulado no Brasil. Temos 11 casos confirmados em Niterói e uma forte possibilidade de que esse vírus tenha circulado por outras regiões. Ou seja, temos muitas pessoas suscetíveis a diversos vírus e a possibilidade de acontecer uma forte epidemia, talvez uma das piores epidemias da história do nosso estado – alertou Sérgio Côrtes.

Atenção à Região Serrana

O secretário de Saúde ressaltou ainda a importância de um trabalho de prevenção especial para a Região Serrana, em virtude da tragédia das chuvas ocorrida em janeiro.

- Temos um risco muito grande nessa região porque é possível que tenham sido formados novos criadouros do mosquito em função do desastre ambiental. Então, a nossa preocupação é que todos os municípios entendam que é preciso combater o mosquito o tempo todo e preparar um plano de contingência que terá que ser aprovado para o estado. Nós vamos dar todo o suporte necessário – disse Sérgio Côrtes.

As reuniões de planejamento das medidas de combate à dengue começaram a ser feitas em março e envolvem várias secretarias de Governo. A secretaria de Educação, por exemplo, irá promover gincanas educativas sobre o tema com os estudantes. Já a Secretaria de Obras fará um trabalho de monitoramento para assegurar que as obras em execução no Estado não tenham focos do mosquito.

http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=606414

Nenhum comentário: