2011/09/08

EUA anunciam que há ameaça real de ataque no 11 de Setembro

Departamento de Segurança Interna diz haver uma ameaça específica e crível, mas não confirmada, de ação para aniversário de ataque

O Departamento de Segurança Interna dos EUA alertou nesta quinta-feira que há uma "ameaça real" de ataque no fim de semana do aniversário de dez anos dos ataques do 11 de Setembro. Apesar de o órgão não ter divulgado nenhum detalhe específico no momento, uma declaração disse "que é verdade que há uma informação de ameaça específica e crível, mas não confirmada".

Autoridades contraterrorismo disseram que a ameaça terrorista relacionada a Nova York ou Washington está sob investigação e surge quando há aumento de segurança no país antes do décimo aniversário dos ataques. De acordo com a Associated Press, o alerta de terrorismo foi elevado por causa da ameaça.

O presidente dos EUA, Barack Obama, foi informado da ameaça na manhã desta quinta-feira, e ordenou que a comunidade de contraterrorismo dobrasse seus esforços em resposta à verossímil, mas não confirmada, informação, disse uma fonte da Casa Branca. Os dados sobre a ameaça foram recebidos na quarta-feira à noite, segundo a AP.

Supostos três suspeitos

Citando fontes de inteligência, a rede ABC afirmou que ao menos três indivíduos - sendo um deles possivelmente cidadão americano - entraram nos EUA em agosto com a intenção de lançar um ataque com um veículo em Washington ou em Nova York para marcar o décimo aniversário dos ataques de 2001.

Também segundo a ABC, acredita-se que os terroristas suspeitos embarcaram para os EUA no Afeganistão. De acordo com um oficial graduado, antes de chegar a território americano, os suspeitos passaram por pelo menos um outro país, possivelmente o Irã.

Segundo outra autoridade citada pela ABC, ao menos duas caminhonetes alugadas estão sendo buscados no país todo. A Budget GMC e a Penske GMC sumiram de locações em Kansas City, Missouri. Ainda não está claro se a busca está relacionada à conspiração.

De acordo com uma fonte citada pela rede de TV CNN, autoridades disseram a integrantes do Congresso americano que estão "muito preocupadas" e "não subestimam nada".

Essa possibilidade surge a apenas três dias do décimo aniversário dos ataques. De acordo com a rede de televisão Fox News, as autoridades obtiveram informações do que acreditam ser "possíveis suspeitos" ligados à rede terrorista Al-Qaeda, responsável pelos ataques de 2001.

iG São Paulo | 08/09/2011 21:05 - Atualizada às 22:00

Nenhum comentário: