2010/11/27

Vazamento da CSN pode interromper abastecimento de água no Rio e na Baixada

Presidente da Cedae recomenda que a população do estado economize água


Rio - Um vazamento da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na manhã deste sábado despejou cerca de dois milhões de litros de resíduos químicos no Rio Paraíba do Sul, podendo causar a interrupção do abastecimento de água em todo o Rio e na Baixada. O local do acidente ambiental é onde a Cedae capta água para a Estação de Tratamento do Guandu, que abastece todo o estado. O presidente da Cedae, Wagner Victer, recomenda que a população economize água.

"Estamos no local onde ocorreu o problema com equipes terrestres e aéreas e nesta manhã o abastecimento de dois municípios, Barra do Piraí e Pinheiral, já foi interrompido. Daqui a seis ou oito horas teremos pronta a avaliação se a iniciativa terá de ocorrer em todo o rio", disse Victer.

A transposição da água do Rio Paraíba do Sul é realizada pela barragem e usina elevatória Santa Cecília, que é administrada pela Light. No caso de esta mancha negra não se diluir no percurso até a barragem, esta transposição será barrada e a distribuição de água para a população será prejudicada.

Segundo Victer, esta não é a primeira vez que acidentes deste tipo ocorrem desde que ele se tornou presidente da Cedae, em 2007. "Não tenho dúvida de que os órgãos ambientais vão punir a CSN. Mas não deve ser só uma multa, mas uma intervenção na forma como são geridos os assuntos ambientais desta empresa", declarou.

"É preciso mais rigor na fiscalização para evitar acidentes como este. No entanto, temos dois aspectos a nosso favor. O rio está com um bom volume de água, por causa das últimas chuvas e temos experiência no combate a estes problemas", explicou Victer.

Por Tamires Matos
O Dia

Nenhum comentário: