2010/11/03

Facebook admite que desenvolvedores venderam dados de usuários

O Facebook admitiu que alguns desenvolvedores venderam UIDs (identificação do perfil na rede social) de usuários a comerciantes de dados. A admissão ocorreu via blog oficial da companhia, no final da semana passada.

A rede social informou ainda que está estudando formas de prevenção de medidas como essa no futuro --que incluem seis meses de suspensão do site para alguns desenvolvedores.

Mike Vernal, desenvolvedor do site de relacionamentos, disse que a companhia "descobriu algumas instâncias onde comerciantes de dados eram pagos para dar os nomes de usuários".

Ele disse que os desenvolvedores eram menos de uma dúzia --em sua maioria, pequenos desenvolvedores. Nenhum deles, no entanto, está entre os dez mais usados do Facebook, afirma o desenvolvedor.

Não está claro, contudo, quais são as companhias que comercializaram dados.
A base de usuários do Facebook ultrapassa os 500 milhões.

HISTÓRICO

No mês passado, o site de relacionamentos Facebook se deparou com um novo imbróglio de privacidade, segundo uma reportagem publicada pelo diário econômico norte-americano "Wall Street Journal".

Segundo a publicação, muitos dos aplicativos populares na rede social têm transmitido informações de identificação (acesso a nomes de pessoas e, em alguns casos, o nome de seus amigos) a dezenas de companhias de propaganda e empresas de rastreamento na internet.

Aplicativos são softwares que levam usuários do site a jogar games ou compartilhar interesses afins com demais usuários. O "WSJ" identificou que os dez aplicativos mais populares no Facebook estavam transmitindo dados de usuários para companhias fora do site.

Dentre eles, estaria o FarmVille, maior game do site, com 59 milhões de usuários.

Bol

Nenhum comentário: