2010/11/02

Reflexos antecipados na sucessão do governador

Composição dos ministérios de Dilma fortalece nomes para a eleição de 2014 no estado. Nos bastidores já se negocia a ocupação de cargos no governo federal

Rio - As eleições de 2014 para o governo do Rio ainda estão longe de acontecer, mas as peças do tabuleiro da política já estão em plena movimentação. A eleição da petista Dilma Rousseff para a Presidência da República deu novos contornos à linha sucessória do estado. A composição de seu ministério implica diretamente no fortalecimento de nomes com aspiração ao governo do estado.

Nos bastidores, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), negocia a ampliação da boa relação que mantém com o governo federal, reivindicando dois ministérios: um para Sérgio Côrtes, atual secretário de Saúde, e cotado para o Ministério da Saúde, e outro para Luiz Fernando Pezão, seu vice, que pode integrar o Ministério das Cidades. O deputado estadual Jorge Picciani (PMDB), um de seus principais aliados, corre por fora. “A presidenta Dilma, durante a campanha eleitoral, referenciou o Rio”, afirma Cabral, que afirma que discutirá com Dilma apenas “políticas públicas”.

Outra tarefa de Cabral e do PMDB será tentar diminuir o ímpeto eleitoral do ex-prefeito de Nova Iguaçu e senador eleito do PT, Lindberg Farias. Com 4.213.749 votos, ele se credenciou para disputar a próxima eleição do governo do estado. “Lindberg é a maior expressão do PT no estado e reivindica o Ministério dos Esportes, área onde poderá se destacar, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo de 2014”, diz uma fonte do PT.

O deputado estadual Carlos Minc (PT), ex-ministro do Meio Ambiente, deverá voltar para a secretaria estadual de Ambiente, cargo que ocupou até ser chamado pelo presidente Lula. Ele chegou a ser cogitado para voltar ao ministério, mas não aceitou, indicando o nome do senador eleito Jorge Viana (PT-AC), amigo da senadora Marina Silva. “Tenho projetos a concluir no Rio e estou conversando com o governador”, diz Minc.

Projetções

LINDBERG FARIAS (PT) — Reivindica atualmente o Ministério dos Esportes. Credenciado para disputar o governo do estado pelo PT em 2014.

JORGE BITTAR (PT) — Deputado federal eleito, foi chamado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, para reassumir o cargo de secretário municipal de Habitação. Em seu lugar, assume o suplente Chico D’Angelo (PT).

CARLOS MINC (PT) — Deputado estadual eleito, vai para a Secretaria Estadual do Ambiente. Em seu lugar, assume André Ceciliano (PT).

BENEDITA DA SILVA (PT) — Pleiteia a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Ideli Salvati (PT-SC) também concorre ao cargo.

MOREIRA FRANCO (PMDB) — Ex-governador do Rio, foi vice-presidente da Caixa Econômica Federal e deve ocupar um ministério a convite do vice de Dilma, Michel Temer (PMDB). Possível ministro das Cidades.

MARCIO FORTES (PP) — É nome forte do PP, tem boa relação com Dilma e está cotado para continuar no Ministério das Cidades. Se sair do cargo, o PP vai reivindicar novo ministério.

LUPI (PDT) — Atual ministro do Trabalho. Há pressões de centrais sindicais para indicação de um nome de consenso.

PEZÃO (PMDB) — Pode compor direção de estatal. Nome cogitado para concorrer à reeleição.

Por Marcos Galvão
O Dia

Nenhum comentário: