2009/11/02

João Paulo II será beatificado em 2010

Jean-Paul Pelissier/Reuters

Roma, 2 nov (EFE).- O papa João Paulo II, que morreu no dia 2 de abril de 2005, na Cidade do Vaticano, será beatificado entre abril e maio de 2010, em Roma ou na Cracóvia (Polônia), segundo publicou hoje o jornal "La Repubblica".

Segundo o diário, há quem apóie que a cerimônia seja realizada em Roma e quem prefira que aconteça na Cracóvia.

O grupo que apoia a escolha da cidade de Roma para receber a cerimônia de beatificação de Karol Wojtyla é muito mais institucional, mais ligado à Cúria vaticana e já está organizando o ato com a Prefeitura da capital, para que a canonização seja realizada na Praça de São Pedro.

O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, já começou a pensar na organização do evento, tendo em vista os milhões de devotos que chegarão à cidade, caso ela realmente receba a beatificação do antigo papa.

Já a realização da cerimônia na Cracóvia, diocese dirigida por João Paulo II antes de ser eleito papa, está sendo considerada pelo Vaticano tanto no terreno diplomático quanto no eclesiástico.

Segundo o jornal, o que já foi determinado é que a beatificação de João Paulo II acontecerá entre abril e maio de 2010.

Detalhes mais precisos, segundo o "La Repubblica" serão divulgados na próxima quarta-feira, na igreja dos poloneses de São Estanislao, em Roma, durante a apresentação do livro "Um Papa Que Não Morre. A Herança de João Paulo II", escrito por Gian Franco Svidercoschi.

Em 2008, o papa Bento XVI autorizou o início do processo de beatificação sem que fosse necessário esperar os cinco anos depois da morte de João Paulo II, como estabelece o Código de Direito Canônico, mas assegurou que não haverá mais exceções ao procedimento.

Uol

Nenhum comentário: