2009/11/16

Chuvas no RJ

Os deslizamentos de terra provocados pelas chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro desde a semana passada já deixaram seis mortos -- três em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e três em Guapimirim, na divisa com Teresópolis, região Serrana, segundo dados da Defesa Civil Estadual. Até a tarde desta segunda-feira (16), havia 3.390 desalojados, 101 desabrigados e 35.446 afetados pelas chuvas no Estado.

Pelos menos quatro cidades decretaram situação de emergência: Duque de Caxias, Belford Roxo, Três Rios e Tanguá. Só em Belford Roxo, 3.059 pessoas deixaram suas casas após uma inundação. Em Tanguá, foram 256.

A situação também é complicada em Valença, onde há 148 desalojados e 19 desabrigados, Quatis e Natividade.

Aeroporto
Durante a manhã de hoje o aeroporto Santos Dumont precisou fechar para pousos e decolagens por cerca de 15 minutos -- das 6h às 6h16.

Às 11h30, a chuva já havia parado e o aeroporto já funcionava normalmente, mas operava por instrumentos.

Previsão do tempo
Segundo dados do Tempo Agora, a região serrana foi atingida por uma chuva de quase 100 mm em seis horas, algo que correspondeu a metade da média de novembro. Somando-se os temporais da semana passada, a cidade de Teresópolis já acumula quase 400 mm - ou duas vezes a média de todo o mês de novembro.

Entre a meia-noite e 8h da manhã desta segunda-feira, a estação meteorológica do Forte de Copacabana, na Capital, registrou 41 mm, o que corresponde a 43% da média do mês.

De acordo com os meteorologistas da Somar, a frente fria continua atuando sobre o Rio de Janeiro nesta segunda-feira e a previsão ainda é de temporais em todo o Estado, com grandes volumes de chuva, queda de granizo e rajadas de vento em alguns pontos.

Há potencial para transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra, inclusive na Baixada Fluminense e Serra, que sofreu bastante com as últimas chuvas. Mesmo com as pancadas de chuva, a temperatura segue elevada em todo o Estado, o que aumenta a sensação de tempo abafado.

Amanhã a frente fria avança em direção ao Espírito Santo e o risco de temporais diminui no Rio. Na faixa oeste do Estado ocorrem algumas aberturas de sol que favorecem a elevação da temperatura e no período da tarde ainda á previsao de algumas pancadas de chuva. Já no norte, noroeste e região dos Lagos, as chuvas ocorrem alternadas com períodos de tempo nublado e isso mantém o tempo fechado e com temperaturas mais amenas.

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Nenhum comentário: