2009/06/09

Macaé, Campos e o VLT

Pela agenda oficial, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, estará daqui a pouco, às 15h30m, no Isecensa, em Campos dos Goytacazes, onde fará uma palestra para universitários sobre a duplicação da BR-101 e mobilidade urbana.
Hoje pela manhã, Lopes esteve em Macaé, sendo que um dos principais assuntos tratados com o prefeito Riverton Mussi foi a instalação, naquele município, de um sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), popularmente chamado de metrô de superfície.
Atores políticos à parte, não podemos deixar de lembrar que, durante a campanha para a sucessão municipal em Campos, o grupo que conseguiu eleger a prefeita Rosinha Garotinho torpedeou impiedosa e insistentemente a idéia do VLT em Campos lançada pelo então candidato Arnaldo Vianna, taxando-a de megalômana e impossível.
Pois é, parece que a situação real não é exatamente essa, até por que ambos os municípios têm problemas sociais e ganhos de royalties semelhantes.
Macaé, se efetivamente confirmado o projeto, sai, uma vez mais, na frente.
É certo que a implantação de tal projeto em Campos não passa pelas prioridades da prefeita, principalmente por ter sido trazida à tona pelo deputado federal Arnaldo Vianna, mas também é certo que se um eficiente e urgente plano de “mobilidade urbana”, para usarmos o termo abordado por Lopes esta tarde, não for desenvolvido no município, num futuro muito próximo teremos um trânsito semelhante ao da Índia, caótico, estressante, contribuindo negativamente para a qualidade de vida da população.
E quem efetivamente usa o transporte coletivo, ou particular, sem benefício ou benesse de se ter um motorista, sabe disso.

Nenhum comentário: