2009/06/18

Hélio Costa defende que Congresso aprove lei que exija curso superior para jornalista

O ministro Hélio Costa (Comunicações) lamentou nesta quinta-feira a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de acabar com a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Costa disse ter ficado "muito triste" com o julgamento, e sugeriu que o Congresso crie um projeto de lei que contemple a exigência de curso superior para o exercício do jornalismo.

"Fiquei muito triste com isso, porque sou um defensor do diploma de jornalista. Sou jornalista não-diplomado, porém, com vários cursos de jornalismo. Comecei minha carreira aos 16 anos. Sinto que é muito importante ter uma formação acadêmica para desempenhar uma profissão tão importante", afirmou, depois de participar de cerimônia referente ao programa Luz para Todos, na sede de Furnas, no Rio.

Segundo Costa, bastaria a iniciativa de um parlamentar para que a questão comece a ser debatida no Congresso. Ele acentuou que a Casa precisa entrar no debate sobre o tema, que tem muitas dúvidas, e por isso, acaba sempre parando no STF.

"O que está acontecendo é que, quando há dúvidas, elas vão parar no STF. E o STF decide em cima do histórico jurídico da matéria que é apresentada. Acho que vale a pena o Congresso discutir essa questão e encontrar um caminho para oficializar a importância do diploma na profissão do jornalismo", observou.

Para o ministro, o jornalismo mexe com assuntos muito sensíveis, e que em função disso, pode ser comparado a outras profissões que tem grande necessidade do diploma. Costa disse ainda não ter considerado um deboche a declaração do presidente do STF, Gilmar Mendes, que comparou a profissão de jornalista com a de um cozinheiro.

"Não acho que ele quis debochar. Mas é uma comparação que não faria", completou.

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

Um comentário:

Anônimo disse...

Nós, jornalistas diplamados, estamos de luto. Nunca poderia pensar que isso viesse acontecer um dia. Como, como se explica um jornalista sério, ético, com bagagem de conhecimento em cidadania não ser detentor de uma boa qualificação? Que possamos estar atentos aos novos desafios e que o Congresso se mexa em defesa do curso superior em Jornalismo. Ainda é tempo de se fazer alguma coisa.