2008/06/02

Perigo

Milícias planejam expansão para Campos e Macaé, diz delegado
Portal Terra
RIO - O titular da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Cláudio Ferraz, afirmou que investigações apontam que milicianos planejam ocupar favelas das cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, no norte fluminense. Atualmente, mais de 70 grupos dominam comunidades da região metropolitana do Rio de Janeiro.
- Existem informações que nós temos que dão conta do interesse de milicianos por comunidades de Macaé e Campos. Eles querem dominar favelas da região que tem condições de dar remuneração - destacou Ferraz.
O delegado disse que não existe a necessidade de um apoio do governo federal para combater as milícias, ou seja, grupos formados por policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários que expulsam traficantes de favelas e cobram por segurança e outros serviços.
Ferraz não deu detalhes sobre as investigações para prender os suspeitos de torturar uma repórter, um fotógrafo e um motorista do jornal O Dia na favela do Batan, na zona oeste da capital. O crime ocorreu no dia 14 de maio e foi divulgado em uma reportagem neste domingo.
Os profissionais e um morador da comunidade foram submetidos a uma sessão de espancamento, choques elétricos e sufocamento com saco plástico por sete horas e meia. Eles só foram soltos sob a condição de não denunciarem os criminosos. A equipe do jornal estava há duas semanas vivendo em uma casa alugada na favela do Batan para produzir uma matéria investigativa sobre milicianos.
O titular da Draco acredita que em 30 dias os envolvidos estejam presos. Entre os suspeitos há policiais militares, de acordo com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.
[ 11:07 ] 02/06/2008
JB on line

Nenhum comentário: