2008/06/05

Meio Ambiente

5/6/2008 01:38:00
O Dia on line
Minc quer impedir financiamentos para propriedades irregulares

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse ontem que vai propor corte de créditos oficiais, a partir de julho, para quem desmatar no Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal, como já acontece na Floresta Amazônica.
“A Amazônia foi primeiro por razões práticas”, afirmou o ministro, durante discurso na posse do novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco. Os próprios estados definirão quem está desmatando em área protegida, o que tem gerado críticas de ambientalistas.
Segundo Minc, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia hoje, Dia Internacional do Meio Ambiente, um pacote de medidas que inclui a criação de unidades de conservação no Sul do Amazonas e no Tocantins, além de um projeto de lei sobre mudanças climáticas.Minc disse ainda que dia 15 os setores frigorífico, siderúrgico e madeireiro serão notificados para informar seus fornecedores, com o objetivo de identificar possível matéria-prima ilegal. Dia 18 ele assinará convênio com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais prorrogando por um ano a moratória na compra de soja produzida em área desmatada.
Marina apóia corte e critica Blairo Maggi
O combate ao desmatamento, com corte de crédito para os responsáveis, foi apoiado pela ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT-AC), que ontem reassumiu sua vaga no Senado. Em seu primeiro discurso, que durou 40 minutos e foi aplaudido pelos senadores, Marina fez críticas ao governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), que é contra o corte de crédito para desmatadores. “É um erro combater o que está funcionando, que é o combate ao desmatamento ilegal”, disse a senadora. Em um balanço de seu trabalho à frente do ministério, ela afirmou que deixou o cargo para defender a causa do meio ambiente. “A causa é maior do que o cargo”, explicou, dizendo que, no Senado, vai fazer a “aeróbica do bem”.

Nenhum comentário: