2018/11/08

Chuvas na região

Temporal causa destruição em Macaé, Santa Maria Madalena e Cambuci

Matheus Berriel e Maria Laura Gomes 08/11/2018 15:12 - Atualizado em 08/11/2018 16:55    

O temporal que atinge o interior do estado do Rio de Janeiro desde quarta-feira (7) provocou estragos em alguns municípios. Em Macaé, a Prefeitura decretou situação de emergência nesta quinta (8). A enxurrada ainda causou destruição em distritos de Santa Maria Madalena. O município de Cambuci também foi atingido por uma forte chuva, nesta manhã, levando a Prefeitura a declarar estado de alerta. Devido às fortes chuvas, autoridades emitiram alerta de ressaca no litoral de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Ainda nesta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comunicou que há previsão de chuva superior a 60mm/h ou acima de 100mm/dia, além de grande risco de alagamentos, transbordamentos de rio e deslizamentos de encostasem todo o estado do Rio de Janeiro. Em Campos, mesmo diante do alerta, segundo a Defesa Civil Municipal, as chuvas dos últimos dias ainda não causaram transtornos. 

Em Campos, chove desde terça-feira (6). Nesta quinta (8), o dia amanheceu com chuva fina, com curtas interrupções. “Aqui está chovendo, mas está mais brando. Não há quantidade de chuva que preocupe, pelo menos ainda não. Tanto que não tivemos nenhuma solicitação a respeito. Temos previsão de que a chuva continue até o final de semana, mas sem previsão de chuva mais intensa para a nossa região”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Edison Pessanha.

Santa Maria Madalena - Uma das áreas próximas afetadas com a quantidade de água mais intensa foi o distrito de Santo Antônio do Imbé, em Santa Maria Madalena, que faz limite com Campos. Uma enxurrada deixou 14 desalojados. De acordo com a Defesa Civil daquele município, também houve enxurradas nos distritos de Triunfo e Osório Bersot. Em Triunfo, houve ainda deslizamento com desabamento de uma residência. Outras duas pessoas ficaram desalojadas. A Defesa Civil local segue atuando para atualizar os números e dar assistência aos munícipes.

Macaé - Em Macaé, atividades na rede pública de ensino estão suspensas e a recomendação é que sejam evitadas ações externas nas ruas. Nas últimas 24 horas, foram registrados 120 mm de chuva na cidade, e 240 mm na região serrana. A média histórica no mês de novembro no município é de 140mm. "A Prefeitura de Macaé estabeleceu força tarefa no Centro de Convenções para articulação em todo município. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Na região serrana, o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério, 2793-3846", diz a nota divulgada pela secretaria de Comunicação.

A equipe da secretaria de Desenvolvimento Social está realizando rondas no município, com ênfase em pontos mais afetados, como Ilha Leocádia, Nova Esperança, Comunidade Novo Rio, Nova Holanda e Piracema. Não há registro de desabrigados e sim de desalojados, que foram remanejados para casas de familiares e amigos com apoio da Defesa Civil, a exemplo de 51 moradores dos bairros Sol y Mar, São José do Barreto e Visconde que precisaram deixar suas residências.
 
Equipes da Guarda Ambiental, ligada à Secretaria de Ordem Pública, e da secretaria Adjunta de Obras, deslocaram-se para localidade de Trapiche, na região serrana, para medir a cabeceira da ponte sobre o rio São João. Depois de ter sido afetada com queda parcial, a ponte de Trapiche receberá, nesta sexta-feira (9), estacas de proteção. Para segurança dos moradores, também está prevista a montagem de uma passarela para pedestres. Ainda na região serrana, na Estrada da Turma, as equipes da Secretaria de Interior estão atuando para manutenção do trânsito.
 
Nesta tarde, a Secretaria Adjunta de Saneamento comunicou que restabeleceu o abastecimento de água nas localidades de Glicério, Córrego do Ouro e Trapiche. Já na localidade do Óleo, o abastecimento foi retomado às 10h.
 
Já a estrada do Frade permanece sem água e aguarda a redução do volume de chuva para retorno da captação. O Sana está com 50% do abastecimento e previsão de retorno na sua totalidade até as 14h. A orientação é que a população dessas localidades economize água.
 
A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que na avenida Aluisio da Silva Gomes (Granja dos Cavaleiros), Linha Vermelha e entorno do Parque da Cidade não há condições de trânsito. Já no entorno da rodoviária o tráfego está normalizando. Sobre o sistema de transporte, as linhas que circulam pelo Polo Offshore estão sem alterações no bairro Novo Cavaleiros e firmas. Na Rua Manoel Francisco Nunes, Novo Cavaleiros, bem como na região do Shopping, Cidade Universitária e Polícia Técnica o atendimento de transporte foi normalizado.
 
A linha de ônibus da Bicuda está circulando até a localidade de Areia Branca. O itinerário da linha de Serra da Cruz e do Frade estão indo até o Trapiche. A Estrada da Turma está interditada para limpeza, com previsão de liberação às 16h30. Já na ponte do Sana (Jacoud), o trânsito foi restabelecido.
 
Cambuci - Em Cambuci, logo pela manhã, a Prefeitura alertou moradores para o risco de transbordamento do Valão Dantas, que corta parte do município. Ainda nesta manhã, uma tromba d’água atingiu o município, fazendo o volume de uma cachoeira aumentar, causando inundações.
 

Nenhum comentário: