2017/05/08

Sicoob Fluminense: eventos em Brasília e no Rio marcam a semana

O Diretor-Presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, cumpre esta semana uma extensa agenda de atividades em Brasília e no Rio de Janeiro.

Na capital federal ele participará, na quarta-feira, dez de maio, como representante do estado do Rio de Janeiro do ramo crédito, da reunião anual do Conselho Consultivo do Ramo Crédito (CECO) da OCB. O CECO é a entidade de representação responsável por defender os interesses das Cooperativas de Crédito perante os órgãos oficiais como Banco Central do Brasil, Presidência da República, Câmara dos Deputados e Senado. O conselho é coordenado pela Organização das Cooperativas do Brasil e integrado por representantes dos sistemas cooperativos brasileiros a exemplo do SICOOB, SICREDI, UNICRED e outros.

O evento em Brasília servirá para a apresentação de uma prestação de contas de todos os ramos do cooperativismo no país, assim como de uma proposta efetiva de trabalho ainda para 2017. Um dos focos de discussão será a ação política em torno da Proposta de Emenda à Constituição que permite que as cooperativas passem a operar com recursos públicos, a exemplo de prefeituras. Hoje diversas cidades do país são atendidas apenas por cooperativas de crédito, e com a falta dessa regulamentação criam-se situações como a de prefeitos que são obrigados a operar com agências bancárias de municípios vizinhos.  Além disso, os defensores da PEC lembram que muitos bancos estrangeiros operam no Brasil, e que neste sentido é incoerente a proibição das cooperativas de crédito trabalharem com o poder público.

RIO

Já no Rio de Janeiro, no dia 11, quinta-feira, Neilton Silva irá participar da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira, presidido pelo Banco Central do Brasil. O evento, que está chegando na sua quarta edição, incentiva empresas, instituições e planejadores de todo o país a organizarem ações sobre o tema.

Durante a semana, com o objetivo de promover um serviço de utilidade pública para os cidadãos cariocas e desenvolver a educação financeira da população, o Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável realizará o evento Consultoria Financeira, no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. A ação é gratuita e promoverá diversas palestras sobre economia, finanças e investimentos pessoais.

Ao longo do evento, planejadores financeiros e voluntários do Instituto darão palestras diariamente, às 09h, 10h, 12h30 e às 14h, na tenda-auditório que será montada no local. Os planejadores e voluntários do Instituto Sicoob realizarão também atendimentos individualizados para a população, para tirar dúvidas sobre organização do orçamento, cálculo de juros e dar dicas sobre possíveis problemas, endividamentos e outros assuntos ligados à educação financeira. Os clínicos financeiros farão atendimentos exclusivos, de 30 minutos cada, na tenda de atendimento, de 10h30 às 16h, todos os dias. O Instituto Sicoob firmou parceria com a Associação Brasileira de Planejadores Financeiro - Planejar -, para disponibilizar alguns especialistas certificados, que irão se juntar ao time de voluntários.

Ainda no Rio de Janeiro, no dia 12, sexta-feira, Neilton Silva fará uma palestra sobre Cooperativismo e Sustentabilidade na Marina da Glória, dentro da programação da 6ª edição do Green Rio, evento que reúne representantes da economia verde e do setor orgânico, reconhecido como plataforma para negócios sustentáveis. São esperados mais de 3.000 visitantes no evento, que estarão em contato com expositores do Brasil e do exterior. Esta é a primeira vez que uma cooperativa de crédito de livre admissão -Sicoob Fluminense- participará do Green Rio.

Este ano o evento terá como tema central o crescimento da bioeconomia. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Bioeconomia movimenta atualmente no mercado mundial 2 trilhões de Euros e gera cerca de 22 milhões de empregos. A bioeconomia estabelece um novo patamar de desenvolvimento para enfrentar os desafios do mundo moderno, como escassez de água potável, produção sustentável de alimentos e de energia, mobilidade urbana e mudanças climáticas.

O Sicoob Fluminense estará com uma equipe no local fornecendo informações sobre linhas de crédito. 

Com informações dos organizadores

Nenhum comentário: