2016/12/07

Primeiro FabLab do interior do Rio será inaugurado no Senai Campos

Um ambiente pensado para estimular a inovação, com laboratórios de fabricação digital voltados, principalmente, para a prototipagem. Assim é a rede FabLab, criada no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) e que conta com unidades espalhadas pelo mundo todo.
E o primeiro FabLab do interior do estado do Rio de Janeiro será inaugurado nesta quarta-feira (7), às 15h, no Senai Campos.

Os laboratórios de fabricação (Fabrication Laboratory) são centros de pesquisa e produção que utilizam máquinas de última geração e tecnologias digitais para criar objetos, produzir outras máquinas e fazer experimentos sem depender da escala industrial. O foco dos FabLabs é a invenção e a inovação. O Senai FabLab busca estimular a criatividade e o espírito inovador dos alunos dos cursos técnicos, que serão os futuros funcionários das grandes, médias e pequenas indústrias. No laboratório, os estudantes terão acesso a equipamentos como a impressora 3D, as máquinas de corte a laser entre outros. Além de serem apresentados aos conceitos de inovação, eles poderão estudar os desafios dos setores da indústria, elaborar projetos, desde a criação até a programação e desenvolver protótipos.

As mudanças nos processos produtivos das indústrias têm colocado importantes desafios para a educação profissional. Segundo o diretor de Inovação do Sistema Firjan, Bruno Gomes, é fundamental que a metodologia utilizada na formação da mão de obra estimule também o empreendedorismo. “Dentro do FabLab, o aluno pode gerenciar o processo como um todo. Dessa forma, eles desenvolvem seus produtos desde a ideia, passando pelo projeto e terminando com o protótipo, tudo isso tendo em vista os desafios da indústria”, disse.

Como o projeto está conectado a outros laboratórios da rede, os estudantes terão a oportunidade de trocar informações e experiências com pesquisadores do mundo todo para que seus projetos sejam executados de maneira colaborativa.

Segundo o presidente da Representação Regional da Firjan no Norte Fluminense, Fernando Aguiar, a criatividade já é um requisito que, cada vez mais, deve fazer parte do dia-a-dia das empresas. “É importante que a cultura da inovação esteja em todas as áreas de uma empresa e termos um FabLab em nossa região para formação de mão de obra e desenvolvimento de projetos será um grande diferencial”, explica.

Durante o evento, também será lançado o Desafio Senai + Indústria, que propõe uma maior interação entre os Senais do estado e as empresas. A ideia é que os alunos desenvolvam soluções para problemas apresentados pela indústria. No Desafio, a indústria cadastra um ou mais problemas que esteja enfrentando e, a partir desses desafios reais (que afetam a produtividade, a competitividade, etc.), os alunos de todas as unidades do Senai vão se reunir para propor soluções inovadoras e viáveis. Esses projetos vão ser desenvolvidos e avaliados. Os que tiverem maior potencial de inovação irão passar para a fase seguinte, chamada “Pré-Acelera”.

Esta fase foi criada para dar vida às soluções propostas, ou seja, transformar os projetos selecionados em planos de negócio capazes de conquistar o mercado. Os alunos responsáveis passam a se dedicar por três meses nos espaços de coworking das unidades Senai, sob a orientação de monitores. Depois de aprimorarem seus protótipos nos FabLabs e os tornarem funcionais, elaboram planos de negócios e os apresentam para a indústria para que, futuramente, possam conquistar potenciais investidores. A Sala do Desafio Senai + Indústria também será inaugurada nesta quarta-feira. (A.N.)

http://www.fmanha.com.br/geral/primeiro-fablab-do-interior-do-rio-sera-inaugurado-no-senai-campos

Nenhum comentário: