2015/10/29

Trabalhadores da Petrobras iniciam greve no país

Paralisação por tempo indeterminado ocorre em ao menos 6 estados.
Petrobras ofereceu reajuste de 8,11%; categoria reivindica alta de 18%.

Trabalhadores da Petrobras em ao menos 6 estados iniciaram greve nesta quinta-feira (29) reclamando de lentidão nas negociações com a empresa sobre o reajuste de salários e contra o plano de venda de ativos da estatal.

Segundo a Petrobras, as atividades da companhia seguem "normais" e n"ão há qualquer prejuízo à produção ou ao abastecimento do mercado".

A paralisação por tempo indeterminado envolve os trabalhadores dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Sergipe, Pará e Amazonas.

A categoria reivindica reajuste salarial de 18%. Na véspera, foi rejeitada a nova proposta da Petrobras de reajuste de 8,11%.

Uma nova reunião entre trabalhadores e a petroleira está marcada para a tarde desta quinta-feira.

"A apresentação de uma nova proposta econômica, além do atendimento ao pleito de incluir representantes de empresas do Sistema Petrobras na mesa negociação, demonstra a disposição da companhia em dialogar abertamente com as entidades sindicais", informou em nota a estatal.

A Federação Nacional dos Petroleiros (FUP), que representa outros 12 sindicatos, também promete entrar em greve, mas ainda não determinou o início da paralisação. Dentre as demandas da federação estão a reposição de empregados por meio de concurso público, reformulações da política e gestão de segurança, meio ambiente e saúde, continuidade de grandes obras da companhia e a revisão do plano de desinvestimentos da companhia.

Do G1, em São Paulo
Atualizado em 29/10/2015 13h39

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/10/trabalhadores-da-petrobras-iniciam-greve-no-pais.html

Nenhum comentário: