2015/05/18

SJB vai receber projeto do Geoparque

Do jornal Quotidiano

A secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra assinou uma carta de interesse a um projeto Educacional do Geoparque Costões e Lagunas, que se baseia em figuras denominadas “Super Feras".

Os personagens animados são apresentados como super-heróis geológicos que contam a história do planeta. De todos os 16 municípios que compõem o Geoparque, São João da Barra foi um dos quatros escolhidos para receber primeiro o projeto, que foi submetido ao Ministério da Educação em busca de apoio.

A escolha do município sanjoanense se dá porque um dos personagens do “Super Feras” é encontrado com facilidade no 5º distrito, Hipólito, o estromatólito. A Lagoa Salgada, um patrimônio localizado na praia do Açu, abriga ocorrências de estromatólitos. A intenção é levar o projeto de educação ambiental para escolas do entorno, para mostrar às crianças, desde o Ensino Fundamental, a importância de preservação da Lagoa.

Segundo André Pinto, guia em turismo científico e pós-graduando em museografia e patrimônio cultural, o projeto conta com a chancela de importantes instituições de ensino no mundo, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a ETH de Zurich, na Suíça. A Lagoa Salgada já conta com projetos de visitação e educação ambiental, desenvolvido Núcleo de Educação Ambiental da secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Educação e Cultura. A intenção do novo projeto é desenvolver a Educação Ambiental nas escolas do entorno da lagoa.
"O objetivo é desenvolver o projeto em três escolas que praticamente cercam a Lagoa: no Açu, Mato Escuro e Capela de São Pedro. As cartilhas do Super Feras trazem uma linguagem simples, adaptada para as crianças, de temas como a criação do oxigênio. O Hipólito, personagem que representa o estromatólito, é encontrado em sua versão real na Lagoa Salgada — explicou André.
Os personagens infantis, “Super Feras” foram idealizados com superpoderes que evoluem com o passar do tempo, se transformam. Eles são Feras, que na linguagem infantil é considerado aquele muito bom no que faz. Os personagens dos livros que poderão ser incorporados ao trabalho de educação ambiental na rede municipal representam as esferas da Terra e os elementos básicos da natureza. Eles surgem numa ordem cronológica específica. Primeiro, o fogo dos vulcões cujas lavas cristalizadas formam a litosfera primitiva e, também, trazem a água por emanações de vapores durante as erupções. Depois a vida surge nos mares e produz o oxigênio para a atmosfera. Neste contexto surge Hipólito, o estromatólito. A formação da lua, dos organismos e do homem e sua interação com a Terra são apresentadas ao longo de três livros.

De acordo com a definição da criadora dos “Super Feras”, “os super-heróis brincam para construir a Terra como a conhecemos hoje. Hipólito, o estromatólito é um dos amiguinhos dos heróis. Porém, com a entrada em cena do vilão da história, o ‘Homo incorrectus’, eles correm perigo: o ar e a água ficam sujos e o fogo é utilizado pelo homem para queimar a Biosfera. As crianças são, então, chamadas para proteger os super-heróis”.

O Geoparque Costões e Lagunas, composto por 16 municípios no estado do Rio de Janeiro, desperta a atenção da comunidade cientifica internacional, fator que estimula ainda mais o desenvolvimento de projetos para sua proteção.

http://www.quotidiano.com.br/noticia-2172/sjb-vai-receber-projeto-do-geoparque


Nenhum comentário: