2015/05/12

Casos de dengue sobem e já somam 508 registros em Campos, no RJ

Números são referentes ao período de janeiro até o último dia 7 de maio.
Em média, 200 pessoas são atendidas no Centro de Referência da doença.

Mais de 500 casos de dengue já foram confirmados em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Os números são referentes ao período entre o mês de janeiro até o último dia 7 de maio. Na última quarta-feira (6) a prefeitura divulgou que os casos passavam da marca de 400 e após menos de uma semana os números subiram consideravelmente. O número é assustador se comparado ao ano de 2014, que registrou apenas 54 casos. No final do mês passado, uma mulher de 42 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica. Foi colhida amostra de sangue e encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (Lacen). A previsão é de que o resultado saia nos próximos dias.

De acordo com o diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), antigo Centro de Referência da Dengue (CRD) de Campos, Luiz José de Souza, em média, 200 pessoas são atendidas diariamente no CRDI. Do dia 1º de janeiro deste ano até quinta-feira (7) foram confirmados 508 casos, mas Luiz José informa que está descartada a hipótese de epidemia.

"O aumento de casos confirmados já era esperado, pois a maior incidência ocorreria nos meses de abril e agora em maio, mas para chegar a uma epidemia, teriam que ser confirmados 300 casos para cada 100 mil habitantes. Como Campos possui uma média de 500 mil habitantes, o número de casos confirmados para uma epidemia seriam de 1.500. Tenho certeza que não vamos chegar a este índice, pois o sorotipo do vírus que está circulando é o 1 e este já esteve três vezes em Campos", explicou.

O diretor ressaltou a importância das pessoas logo procurarem atendimento ao sentir os primeiros sintomas.

“Com o diagnóstico precoce, a recuperação do paciente é bem mais rápida”, destacou. O antigo CRD continua funcionando no prédio anexo ao Hospital dos Plantadores de Cana, na Avenida José Alves de Azevedo (antiga Beira-Valão), no Centro.

http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2015/05/casos-de-dengue-sobem-e-ja-somam-508-registros-em-campos-no-rj.html

Nenhum comentário: