2015/05/21

Menor detido por morte de ciclista no Rio tem outras 15 passagens

Suspeito de matar médico na Lagoa teve primeira anotação aos 11 anos

Segundo delegado, ele foi detido por dano ao patrimônio em 2010 na Lagoa.
Hoje adolescente tem 16 anos e 15 anotações.

Mariucha Machado Do G1 Rio
 
 
 
 
O adolescente de 16 anos suspeito de matar o médico Jaime Gold na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, teve sua primeira anotação criminal aos 11 anos de idade, segundo o titular da Divisão de Homicídios, delegado Rivaldo Barbosa.

Na ocasião, em 2010, ele foi detido por dano ao patrimônio, na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, mesmo bairro onde é suspeito de ter esfaqueado o médico. Desde a primeira anotação, o menor teve outras 14, sendo 5 com uso de objetos como facas e tesouras.

Segundo Rivaldo Barbosa, ja existia uma investigação sobre o caso na 15ª DP (Gávea) que, por volta das 12h desta quarta foi passada para a DH. "Fizemos uma perícia no local e constatamos algumas testemunhas imagens, três horas após o inicio da investigação", contou. Ainda de acordo com Rivaldo, as principais áreas de atuação das anotações criminais eram Lagoa, Ipanema e Leblon.
Agentes da Divisao de Homicidios chegaram ao suspeito com a ajuda de testemunhas. Por volta das 20h de quarta, a polícia fez o inquérito e o levou ao poder judiciário, que decretou o mandado de busca e apreensão do menor. "Em uma operação em Manguinhos conseguimos pegá-lo em casa às 5h. Ele foi categórico em um papo informal ao dizer q ele furta e rouba na Zona Sul e vende para algumas pessoas na própria comunidade de Manguinhos", acrescentou.

Rivaldo Barbosa afirmou que os agentes conseguiram recuperar nove bicicletas, algumas chegam valor de 30 mil reais. "Neste mês de maio ja fizemos 34 prisão e apreendemos 38 armas. Não estamos satisfeitos ainda e tempos muito a fazer", concluiu.
Facas foram encontradas na casa do menor apreendido (Foto: Mariucha Machado/G1)Facas foram encontradas na casa do menor
apreendido (Foto: Mariucha Machado/G1)
Sobre o crime, Rivaldo afirma que ele foi atingido por trás. "Ele e o outro não deram qualquer possibilidade de defesa, foi um golpe por trás", contou. Segundo Rivaldo, apesar de admitir participação em roubos, até as 10h35 o menor não tinha confessado o crime.

A polícia, entretanto, diz não ter dúvida sobre a participação do menor. Em um corredor da casa dele, foram encontradas facas e bicicletas. A bicicleta do médico, porém, ainda não foi recuperada. 
O delegado ressaltou a frieza do jovem e a forma "sorrateira" que ele e o outro atuaram, segundo a polícia. O menor apreendido ainda prestava depoimento à policia às 10h45. 

Detido em Manguinhos

A polícia apreendeu na manhã desta quinta-feira (21) um dos adolescentes suspeitos de esfaquear e matar o médico. De acordo com a polícia, ele foi localizado em Manguinhos, no Subúrbio do Rio. O menor de 16 anos estava sendo encaminhado para a Divisão de Homicídios, que investiga o caso, às 9h desta quitna-feira. Bicicletas que teriam sido usadas pelos menores também foram levadas para a unidade policial.

"Num primeiro levantamento, a DH constatou que ele tem 16 anos de idade e 15 anotações criminais. Das 15, 5 seriam por conduta com emprego de arma branca, ou faca ou tesoura. É claro que estamos fazendo um levantamento mais apurado, mas num primeiro momento ele denota um perfil que anota uma linha criminosa de forma contumaz", disse o delegado Fernando Veloso, chefe da Polícia Civil, à rádio CBN.
Bicicletas roubadas foram apreendidas (Foto: Mariucha Machado / G1)Bicicletas roubadas foram apreendidas (Foto: Mariucha Machado / G1)

Lista de anotações
Confira a lista de passagens do menor pela polícial, com anos em que foram registradas, locais e crimes, quando informados pela polícia:

2010 – Avenida Epitácio Pessoa, Lagoa - crime contra o patrimônio
2010 – Epitácio Pessoa, Lagoa - crime patrimônio
2010 – Rua Nascimento Silva, Ipanema - crime não informado
2011 – Rua Prudente de Morais, Ipanema - crime contra o patrimônio
2011 – Av. Afrânio de Mello Franco, Leblon – crime não informado
2011 – Rua Humberto de Campos, Leblon - roubo
2011 – Rua Prudente de Morais, Ipanema - roubo
2012 - Leblon - crime contra o patrimônio
2013 - Bonsucesso - desacato
2013 – Mandela – resistência
2013 – Mandela - desacato
2014 – Rua Prudente de Moraes, Ipanema – roubo com faca
2014 – Avenida Vieira Souto, Ipanema - roubo
2014 – Rua Humberto de campos, Leblon – crime não informado
-  Rua Humberto de Campos, Leblon - data e crime não informados
Bicicletas usadas por menores foram levadas para DP (Foto: Reprodução/TV Globo)

Enterro

O corpo do médico Jaime Gold será velado e enterrado nesta quinta, no cemitério Israelita do Caju, na Região Portuária do Rio.

Durante a madrugada, o policiamento permaneceu reforçado na região. A Polícia Militar informou, em nota, que 48 PMs vão reforçar a segurança na região e farão abordagens em ônibus que circulam pelo local. O policiamento vai contar ainda com nove carros, oito motos e oito bicicletas.

Filha inconsolável

 Nesta quarta, (20), a filha do médico lamentou a morte do pai em uma rede social. Clara Amil Gold, que é estudante de psicologia, afirmou que "ninguém merece sofrer tamanha violência" e que não compreende um ser humano tirar uma vida "por uma bicicleta e uma carteira".

O médico foi esfaqueado na noite desta terça quando andava de bicicleta na Lagoa, altura da Curva do Calombo. De acordo com a Polícia Civil, ele foi abordado por dois adolescentes. Mesmo sem reagir, foi atacado na barriga e no braço.

Socorro

 Imagens gravadas por celular mostram o momento em que o ciclista é socorrido por homens do Corpo de Bombeiros. O roubo aconteceu pouco depois das 19h30, quando ainda havia bastante movimento na região. Os supostos menores fugiram levando a bicicleta. Jaime teve vários ferimentos na barriga e nos braços e estava internado no Hospital Miguel Couto, na Gávea, onde foi operado e não resistiu.

Imagens enviadas para o WhatsApp da Globo (21 - 999-00-2222) pelo funcionário público Frederico Berger, de 45 anos, mostram o socorro ao médico, que foi levado para a ambulância aparentemente desorientado, com os olhos abertos. Uma grande mancha de sangue ficou no asfalto da ciclovia. "Ele perdeu muito sangue. Levou uma facada um pouco abaixo do peito", contou. "Disseram que ele passa sempre ali de bicicleta", acrescentou Berger.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: