2013/08/21

Tecnologia


Novo golpe usa aplicativo falso do Instagram para "roubar" dados do usuário
Após instalados no computador, arquivos maliciosos levam usuário a preencher questionário com dados pessoais que podem ser usados em golpes futuros

Um novo golpe realizado por cibercriminosos utiliza um aplicativo falso do serviço de compartilhamento de fotos Instagram para roubar dados dos usuários. Identificado pela Symantec, fabricante do programa de antivírus Norton, o golpe leva o usuário a instalar um aplicativo chamado de "Instagram for PC" (Instagram para PC, em português) em seu computador supostamente para ver imagens compartilhadas pelos amigos na rede social.

De acordo com a Symantec, após instalado, dois arquivos maliciosos são instalados no computador do usuário. Ao tentar executar o aplicativo, uma tela de login no Instagram é exibida. Ao tentar fazer login na rede, uma mensagem de erro aparece e indica que o usuário faça download de outro arquivo, que supostamente é necessário para completar a instalação do "Instagram for PC".

"A página de erro afirma que, se a transferência não funcionar, o usuário deve clicar em uma variedade de compartilhamento social, antes de tentar o download novamente", diz a equipe da Symantec, em comunicado. Ao clicar nos botões indicados pelo programa malicioso, o usuário acaba compartilhando a ameaça com sua rede de amigos nas redes sociais. Até o momento, a Symantec identificou mais de 4 mil mensagens sobre o "Instagram for PC" no Facebook e Twitter e 2 mil mensagens na rede social Google+.

Quando o usuário faz o download do arquivo, o aplicativo passa a exigir que ele preencha um questionário para ativar o aplicativo. "Este é apenas mais um veículo utilizado pelos scammers para convencer os usuários a preencher os questionários, com o objetivo de obter dinheiro por meio de programas ilícitos", alerta a Symantec. A recomendação da empresa é de que os usuários acessem o Instagram no PC apenas por meio do site oficial do serviço .

Claudia Tozetto - iG São Paulo |

 

Nenhum comentário: