2013/08/18

Ativistas se disfarçam de cauboi e procuram cenas de maus tratos a bichos em rodeios

Alguns espectadores do rodeio sentem mais dor que os bichos dentro da arena. Ou quase isso.

"É horrível ver aquilo, doi fisicamente. Mas é meu trabalho", conta Ronaldo, 31, que é ativista em uma ONG de direitos animais e pede anonimato por trabalhar sob disfarce.

Ele vai há cinco anos a Barretos ("o lugar que mais detesto no mundo!"). Durante a festa, zanza com uma máquina fotográfica pendurada na camisa xadrez.

Com ela, tenta capturar provas de que animais sofrem maus tratos.
"Já vi bicho tomando choque ao ser montado, chibatada e até usando sedenho, uma máquina de tortura."

Sedenho é um artefato de couro que passa pelo saco escrotal do bichão e é puxado na entrada da arena, para atiçá-lo.

Outro apetrecho na lista de tortura das ONGs é uma faixa de couro com um sino que toca perto da cabeça do bovino quando ele se movimenta. "O barulho deixa o animal desesperado", afirma o veterinário Alberto Noba Júnior.

Os organizadores dizem que nenhum animal é machucado na feitura do evento. "Acho que é interessante vir e conhecer o rodeio antes de falar. A festa é feita com bons tratos com os animais. E, conhecendo, poderão divulgar o que de fato acontece aqui", diz Hugo Resende Filho, d'Os Independentes, que organizam o rodeio.

Carlos Rosolen, do PEA (Projeto Esperança Animal), diz que a ONG mandará ao evento deste ano três fotógrafos disfarçados de cauboi.

E os retratos não serão só da fauna. "Vamos para provar que as pessoas vão atrás do show e não do rodeio. É muito simples argumentar: enquanto está tendo só rodeio, as arquibancadas ficam vazias."
Depois da morte de um animal na arena, em 2011, o evento sustou a prova de bulldog, na qual o peão tem de derrubar o bezerro usando apenas suas mãos.

 No lugar dela, vieram novas categorias. 2013 será o primeiro ano em que meninas menores de 13 anos poderão participar da prova de três tambores -em que a competidora, montada a cavalo, deve contornar três barris dispostos na arena, a cerca de 30 metros um do outro.

Somados, os prêmios oferecidos aos melhores competidores de todas as categorias chega a R$ 500 mil.

Mas os ativistas não tentam doutrinar peões e peoas quando estão em campo. "A gente entende que não tem mais como resgatar o pessoal que está lá. Quem está lá não se incomoda com a dor."

A briga entre o PEA e Os Independentes acabou na Justiça. Os organizadores da festa entraram com processo para impedir que a entidade associasse a festa a maus tratos.

O caso foi julgado em primeira instância na própria cidade de Barretos, onde decidiu-se que a ONG deveria tirar de seu site imagens e declarações contrárias ao evento. O PEA entrou com pedido de recurso, e a questão foi parar no Supremo Tribunal Federal.

"Esperamos que justiça seja feita", disseram representantes dos dois lados.

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/08/1327738-ativistas-se-disfarcam-de-cauboi-e-procuram-cenas-de-maus-tratos-a-bichos-em-rodeios.shtml

Nenhum comentário: