2010/04/16

Rio Rural terá R$ 9,3 milhões para saneamento coletivo

Todas as microbacias abrangidas pela primeira etapa do programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, vão receber sistema de saneamento coletivo. O anúncio foi feito, no início da tarde desta quinta-feira (15/4), pelo secretário da pasta, Alberto Mofati, após reunião com representantes do Fecam ( Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), que aprovaram a liberação de R$ 9,3 milhões para a implantação do projeto.

O saneamento coletivo irá beneficiar 45 núcleos habitacionais, atendendo a 6.644 famílias das regiões Norte e Noroeste Fluminense. A construção das unidades de tratamento de esgoto doméstico (fossas sépticas) evitará que os dejetos sejam lançados in natura nos córregos e rios, contaminando o ambiente.

Na avaliação do secretário de Agricultura, essa aprovação é mais uma demonstração da importância e capacidade do programa de captar recursos para ações de sustentabilidade na zona rural.

– Essa conquista reflete a integração das áreas de governo pela melhoria da qualidade de vida da população fluminense. A parceria com a Secretaria do Ambiente foi fundamental para a concretização do desejo do governador Sérgio Cabral, anunciado durante o lançamento da segunda etapa do Rio Rural, no último mês, em Itaocara, de utilizar recursos do Fecam em projetos do programa – afirmou.

As fossas sépticas são estruturas necessárias às moradias, fundamentais no combate a doenças, verminoses e endemias, pois diminuem o lançamento dos dejetos humanos diretamente na natureza. O seu uso é essencial para a melhoria das condições de higiene das populações rurais e da qualidade da água em localidades não servidas por redes de coleta pública de esgotos.

Por Ascom da Secretaria de Agricultura
Site do governo do Estado

Nenhum comentário: