2008/05/11

Ética

Fora do ar por uns dias, para atualização do pc...
mas voltamos ainda em tempo para lamentar a morte de Artur da Távola.
Como homenagem, destaco aqui alguns pontos do Código de Ética dos Jornalistas, infelizmente muitas vezes ignorado nos dias de hoje. E muitas vezes na nossa Campos dos Goytacazes.

Art. 3.º - A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo.

Art. 7.º - O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.

Art. 10 - O jornalista não pode:
b) Submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta da informação.
d) Concordar com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais, de sexo e de orientação sexual.
e) Exercer cobertura jornalística pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas e privadas, onde seja funcionário, assessor ou empregado.

Art. 15 - O jornalista deve permitir o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas em sua matéria, quando ficar demonstrada a existência de equívocos ou incorreções.

E por aí vai...

Um comentário:

Anônimo disse...

caro luciano:em primeiro lugar quero te parabenizar por este blog, sempre centrado, parabens!!!venho por meio desta denunciar uma reporter da tv record que fere algumas das citaçoes acima , por exemplo era prestadora da fundaçao pelucio, prestava serviço a prefeitura e a tv record?????como pode ser imparcial? se diz jornalista, mas no fundo so tira proveito desta profissao tao brilhante!!!