2018/05/28

Limpeza sangrenta: a verdade sobre a matança de cães para a Copa na Rússia

Daniel Lisboa
Colaboração para o UOL, em São Paulo
28/05/2018 06h00

Diversas reportagens vêm, desde o ano passado, denunciando uma suposta matança de cães de rua na Rússia. Os animais estariam sendo assassinados indiscriminadamente para “limpar” o país para a Copa do Mundo.

Com o intuito de ir mais a fundo na questão, o UOL Esporte pesquisou documentos oficiais, conversou com ativistas de direitos dos animais envolvidos com o caso e concluiu: é difícil saber o tamanho do massacre, mas que está acontecendo, está.

Uma das primeiras reportagens a trazer evidências concretas sobre o extermínio foi publicada pelo “The Moscow Times” em abril. Nela, é revelado que a prefeitura de Ecaterimburgo, uma das cidades-sede, pagou o equivalente a cerca de 530 mil dólares para que uma empresa capturasse 4.600 cachorros de rua. Pelo contrato, segundo o jornal, 4.050 deles deveriam ser mantidos em abrigos por dez a 14 dias. Se ninguém viesse buscá-los, sofreriam eutanásia. 

Faturas de serviços emitidas pela empresa nos dias 22 de fevereiro e 23 de março deram conta de 900 cães capturados e 654 mortos.

A situação dos cachorros de rua na Rússia levou à criação de uma petição online pelo fim da matança. “Stop Killing Animals in Russia! Stop Bloody FIFA 2018! (Parem de matar animais na Rússia! Pare a sangrenta FIFA 2018!)”, hospedada no site “Change.org”, tinha pouco mais de 1,8 milhão de assinaturas na última quinta-feira (24).

Petição online já tem 1,8 milhão de assinaturas

c/ed.

Veja matéria completa em:
http://www.bol.uol.com.br/copa-2018/noticias/2018/05/28/limpeza-sangrenta-a-verdade-sobre-a-matanca-de-caes-para-a-copa-da-russia.htm
 

Nenhum comentário: