2018/05/12

Gilmar Mendes: "Para mim, inelegibilidade de Lula é aritmética"

Bloomberg
Simone Iglesias e Raymond Colitt

A prisão do ex-presidente Lula com base na condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro imposta pelo TRF4 é "assunto encerrado" para o Supremo Tribunal Federal, disse o ministro Gilmar Mendes em entrevista à Bloomberg na quinta-feira. Para ele, o petista não tem condições de ser candidato neste ano.

"Discutimos esta questão do habeas corpus e dissemos que seria lícita a ordem de prisão em segunda instância. O pleno do STF já decidiu a matéria com relação ao caso Lula. Para nós, esse assunto está encerrado", disse o ministro em entrevista à Bloomberg na última quinta-feira à tarde, em seu gabinete no Supremo.

 No dia anterior, Mendes votou contra conceder liberdade a Lula em novo recurso da defesa do petista à Corte, assim como os ministros Luis Fachin, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. De posição contrária à prisão após julgamento em segunda instância, Mendes disse que é preciso manter decisão colegiada: "Não cabe à parte brigar com o todo pela coerência jurídica. O colegiado já disse que a prisão era legítima, não nos cabe mais discutir nesse caso específico do Lula".

No seu entendimento, alguma mudança eventualmente ocorrerá só a partir de julgamento de mérito da decisão em recursos ao Superior Tribunal de Justiça ou ao STF. Com a condenação do TRF4, Mendes avalia que Lula está fora da disputa eleitoral deste ano.

Matéria completa em:
http://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/bloomberg/2018/05/11/gilmar-mendes-para-mim-inelegilibidade-de-lula-e-aritmetica.htm

Nenhum comentário: