2017/12/20

Crédito Rural Sicoob - produto de sucesso entre os associados

     Desde que foi autorizado a operar com o crédito rural, em outubro de 2014, o Sicoob Fluminense, única cooperativa de crédito de livre admissão do Rio de Janeiro, com atuação em todo o estado, vem anotando um crescimento contínuo na modalidade.
 
O objetivo é o de disponibilizar soluções que possam atender da agricultura familiar à empresarial. Com linhas de comercialização, custeio e investimento, o Sicoob tem a flexibilidade necessária para contribuir com a competitividade na cadeia produtiva dos seus associados. E isso vem fazendo a diferença para o homem do campo, especialmente do Norte e Noroeste Fluminense. Basta citar que o Sicoob Fluminense, em 2016, ficou em primeiro lugar no ranking nacional em relação à concessão deste tipo de linhas de crédito.
Podem utilizar este serviço o produtor rural, tanto pessoa física como jurídica, assim como as cooperativas de produtores rurais. Depois do passo inicial, que é justamente o de se cooperar, o interessado deve apresentar a documentação do uso da terra como produtor rural – a escritura ou certidão do imóvel rural ou ainda contrato de arrendamento.
 Em linhas gerais, o financiamento pelo crédito rural pode ser direcionado para o custeio da cobertura de despesas referentes aos ciclos produtivos, como de lavouras periódicas, da entressafra de lavouras permanentes ou da extração de produtos vegetais espontâneos ou cultivados e de exploração pecuária, e também para os investimentos em bens ou serviços, cujo emprego se estenda por vários períodos, a exemplo da aquisição de máquinas diversas e implementos, aquisição de animais e construção e reforma de benfeitorias, implantação de sistemas de armazenagem e de irrigação, projetos de melhoria genética, adequação e correção de solo, recuperação de pastagens e ações de preservação ambiental, entre outras finalidades.
O limite e o valor da contratação do crédito rural são baseados no porte do mutuário, que pode ser pequeno ou médio produtor ou produtor empresarial. Leva-se diretamente em conta a análise do histórico da produção e a capacidade de pagamento, conforme projeto técnico a ser elaborado por órgãos técnicos, a exemplo da  Emater-Rio.  As taxas de juros para o empréstimo rural são estabelecidas pelo Bacen.  
MODELOS
Entre os tipos de linhas de crédito rural do Sicoob estão:
DIR (Favorece o crescimento do setor rural, estimulando o custeio, além de métodos racionais no sistema de produção, visando crescimento da produtividade e melhoria do padrão de vida das populações rurais e adequada defesa do solo.) - Beneficiários: Produtores rurais associados às cooperativas de crédito rural – pessoa física ou jurídicas – que se dediquem às atividades vinculadas ao setor rural.
DIR / Pronaf (Favorece o crescimento do setor rural, estimulando o custeio, além de métodos racionais no sistema de produção, visando crescimento da produtividade e melhoria do padrão de vida das populações rurais e adequada defesa do solo.) - Beneficiários: Produtores rurais associados às cooperativas Sicoob – pessoa física ou jurídica – que se enquadrem nas condições do PRONAF, com DAP válida.
Pronamp (Oferece recursos de crédito rural para o médio produtor rural financiar o custeio e o investimento agrícola e pecuário.) - Beneficiários: Produtores com renda bruta anual comprovada de no máximo 1,6 milhão e no mínimo 80% da renda originária da atividade agropecuária ou extrativa vegetal.
Compareça à agência do Sicoob Fluminense mais próxima para maiores informações e faça como quem já avaliou que a obtenção de crédito rural pelas cooperativas financeiras é o que se pode chamar de fato de um bom negócio.

Nenhum comentário: