2017/11/07

Campos: campanha de prevenção ao diabetes começa no próximo dia 10

Atualmente, o programa Hiperdia atende a mais de 3,8 mil pacientes cadastrados e atua em 10 polos diferentes.

O Hiperdia — programa de tratamento à hipertensão e diabetes — vinculado à secretaria Municipal de Saúde, realiza nos próximos dias 10, 11 e 14 de novembro, o “XXI Encontro de Diabetes em Campos – Educando para prevenir complicações”. Segundo o coordenador do evento, o endocrinologista e diabetólogo Luiz Elpídio Manhães, serão ministradas palestras e ações para o tratamento e prevenção à doença.
Atualmente, o programa Hiperdia atende a mais de 3,8 mil pacientes cadastrados e atua em 10 polos: Hospital São José, Núcleo da 3ª Idade Centro, UBS Alair Ferreira, Hiperdia/ Pé Diabético, Policlínica do Servidor, UBS da Penha, Centro dia do Idoso, UBS Turf-Club e UBS Novo Mundo, e Centro de Saúde de Guarus.
Luiz Elpídio destacou a importância da detecção para prevenir complicações da doença. O evento é realizado pelo Hiperdia, Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), Rotary Club de Campos, Ortopedia São José e Sociedade Universitária de Pesquisas e Estudos Médicos (Supem). 
— A diabetes é uma patologia que preocupa muito, porque a cada quatro segundos surge um diabético no mundo. São vários fatores de risco, como a hereditariedade, estresse emocional, mal hábito alimentar e obesidade que levam à essa epidemia mundial. A detecção precoce faz com que as complicações circulatórias e neurológicas, que podem levar à cegueira e problemas de rins, sejam evitadas — disse o endocrinologista.
A campanha começa no dia 10, às 8h30, na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), com medição de glicose na avenida Alberto Torres, 217. Das 16h às 20h, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, localizado na FMC, serão abordados em várias palestras os temas “Diabetes Mellitus” e “Diabetes e os pés”, com os médicos Luiz Elpídio (endocrinologista e diabetólogo), Ana Paula Galvão (endocrinologista), Carlos Henrique Paes (ginecologista), Renato Gama (neurologista), Cláudio Eduardo Carvalho (angiologista), Manoel Luiz (ortesista) e ainda Fabíola Teixeira (nutricionista), Marilzete Teles (enfermeira) e Tatiana DAvila (psicóloga).  Além dos acadêmicos, o evento é aberto ao público em geral. 
 
Já no sábado (11), a ação vai até o Calçadão, no Centro, para dar continuidade à campanha de detecção de diabetes. Na terça-feira (14), Dia Mundial da Diabetes, acontece em frente ao Shopping Vip Center, na Rua Treze de Maio, ação para aferição de pressão arterial, glicose e  verificação de peso.
 

Nenhum comentário: