2017/08/30

Alunos do Senai de Campos participam do maior torneio de educação profissional da América Latina

Competição faz parte da Olimpíada do Conhecimento; campeão participará de evento na Rússia

Quatorze estudantes dos SENAIs de Campos, Macaé e Itaperuna disputam, essa semana, uma vaga entre os melhores alunos técnicos do Rio de Janeiro. Os jovens competem, até 30 de agosto, na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, maior evento de educação profissional da América Latina, que reúne mais de 140 alunos de todo o estado. Eles farão provas em polos espalhados pelo Rio de Janeiro.

Ao todo, nove alunos de Campos, quatro de Macaé e um de Itaperuna se classificaram para a disputa. Eles irão competir nas categorias Automação, Estruturas Metálicas, Usinagem, Mecânico de Manutenção, Eletricidade Industrial e Predial, Soldagem, Eletrotécnica e Mecânica.

Os jovens foram selecionados após vencerem a etapa escolar, que aconteceu nas cidades de origem dos estudantes. Nesta fase, o desafio era mostrar habilidades e conhecimentos e executar tarefas dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Quem for campeão da estadual vai treinar para, em 2018, participar da seletiva para a WorldSkills – etapa internacional da competição, que será na Rússia, em 2019.

Para alcançar o objetivo, os alunos encararam uma rotina intensa de treinamentos. Longas horas de atividades diárias que seguem as mesmas dificuldades encontradas nas provas durante a etapa estadual.

O desempenho dos competidores estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo SENAI. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos sobre as novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

A premiação da etapa estadual será dia 31, às 15h, na sede da FIRJAN, no Centro do Rio. Mais informações em www.cursosenairio.com.br .

http://www.jornalterceiravia.com.br/2017/08/29/alunos-do-senai-de-campos-participam-do-maior-torneio-de-educacao-profissional-da-america-latina/

Nenhum comentário: