2016/07/03

Morre em São Paulo o artista plástico Ivald Granato, de Campos

artista plástico Ivald Granato durante evento na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, em fevereiro de 2014 (Foto: Silvana Garzaro/Estadão Conteúdo)

Ele morreu enquanto dormia na madrugada deste domingo.
Enterro será nesta segunda; artista despontou com performances.

O artista plástico Ivald Granato morreu na madrugada deste domingo (3) em São Paulo após se sentir indisposto ao longo do dia.

Segundo a família, ele morreu durante o sono. O enterro será nesta segunda-feira (4) às 11h no Cemitério Getsemani e o velório no fim da tarde deste domingo.

“Ficaremos com o carinho dos amigos e a alegria que ele sempre trouxe”, diz nota da família em sua página no Facebook.

Nascido Campos (RJ), em 1949, Granato estudou pintura com Robert Newman em 1966. No ano seguinte, ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi com desenhos e traços repletos de traços autobiográficos, como “Auto-Retrato no Quadro” (1973), que Granato despontou na cena artística brasileira. Por duas vezes, em 1979 e 1982, recebeu o prêmio de melhor desenhista do ano da Associação Paulista dos Críticas de Arte (APCA).
Apesar de ter surgido como pintor, ele despontou mesmo foi com as performances e passou a fazer a partir de 1970. Granato foi um dos pioneiros no mundo da arte performática que mesclavam recursos fotográficos, cinematográficos a elementos sensoriais e táteis. Seu trabalho o coloca ao lado de Hélio Oiticica (1937-1980) e Lygia Pape (1927-2004).

Em uma delas, chamado de “Mitos Vadios”, levou para um estacionamento da Rua Augusta uma exposição de obras em 1978. Ao dele estavam Hélio Oiticica, Claudio Tozzi e Ana Maria Maiolino.
A partir da década de 1980, entra para a Banda Performática, liderada pelo artista José Roberto Aguillar. As apresentações não trazia apenas música. Também havia pintura, teatro e elementos circenses.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/07/morre-em-sao-paulo-o-artista-plastico-ivald-granato.html

Nenhum comentário: