2016/01/25

Após quatro meses de greve, médicos peritos do INSS retornam nesta segunda

Greve teve saldo de 1,3 milhão de segurados sem atendimento no Brasil inteiro. Postos no Rio já estão agendando

Rio - Os médicos peritos do INSS retomam as atividades nesta segunda-feira após quatro meses em greve em todo o país. Conforme levantamento que o DIA publicou na última terça-feira, no Rio de Janeiro, a espera pelo atendimento para solicitar o auxílio-doença, que antes levava até cinco meses foi antecipada para esta semana.

A greve teve um saldo de 1,3 milhão de segurados sem atendimento no Brasil inteiro. As vagas para atendimento foram abertas na sexta-feira para atendimento em postos de Jacarepaguá, Ramos, Bangu e Campo Grande. Antes, a primeira data disponível era 22 de junho. Na terça-feira há agendamentos disponíveis para os postos do Méier e Irajá.

É importante ressaltar que mesmo com o fim da greve dos médicos peritos, o segurado não deve correr aos postos do INSS nos próximos dias, sem que esteja com agendamento para pedido de auxílio-doença em mãos. Ou seja, não adianta chegar no posto para tentar atendimento sem que o nome conste na lista do órgão.
 
Mesmo quem tem a segurança do atendimento agendado pelo 135 corre o risco de ficar sem avaliação médica, principalmente, os casos de renovação de benefício e pedido de aposentadoria por invalidez. Isso corre porque a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) orientou os grevistas a priorizar o atendimentos para os segurados que ainda aguardam a primeira avaliação médica.

A orientação foi condenada pelo INSS, que esclareceu que a regra de priorização do atendimento é definida pelo próprio instituto e está estabelecida nos atos normativos.

POR 30 HORAS SEMANAIS

Os médicos peritos do INSS pediram durante a greve um reajuste salarial de 27,5%, redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais, recomposição do quadro de servidores e o fim da terceirização. Contudo, não houve acordo até o momento com o governo federal e, por isso, a ANMP afirmou que a categoria retoma as atividades em estado de greve. Isso significa que a qualquer momento podem cruzar os braços se as negociações com o governo não avançarem. Entretanto, o INSS esclareceu que "a regra de priorização do atendimento é definida pelo próprio Instituto e está estabelecida nos seus normativos."

O INSS conta hoje com 4.330 servidores peritos médicos. O salário inicial para uma jornada de 40 horas é de R$ 11.383,54.

CONFIRA AS PRÓXIMAS DATAS

Méier: 26/01.
Irajá: 26/01.

Del Castilho: 26/01.

Presidente Vargas: 27/01.

Barra da Tijuca: 01/02.

Ilha do Governador: 01/02.

Cabo Frio: 09/05.

Campos: 27/01.

Duque de Caxias: 17/03.

Nova Friburgo: 01/02.

São Gonçalo: 12 e 13/04.

São João de Meriti: 22/03.

Nilópolis: 28/03.

Niterói: 30/03.

Nova Iguaçu: 06/04.

Macaé: 04/04.

Nenhum comentário: