2013/09/05

Agência em Morro do Côco

Instalação de um PAC do Sicoob Cred Rio Norte vai finalmente atender moradores e comerciantes que não dispõem de serviços bancários



Representando o Sicoob Cred Rio Norte, o consultor Neilton Ribeiro da Silva e o diretor Marcos Lincoln estiveram na noite desta quarta-feira, quatro de setembro, em Morro do Côco, Campos dos Goytacazes. Eles foram participar de um novo encontro com líderes da comunidade e segmentos produtores da região, em vista da instalação naquela localidade de um Ponto de Atendimento ao Cooperado.

O encontro ocorreu na escola estadual Teotônio Ferreira de Araújo, e pelo menos 50 pessoas participaram da exposição feita por Neilton Silva acerca do cooperativismo, dos trabalhos desenvolvidos e produtos oferecidos pelo Sicoob Cred Rio Norte e principalmente as vantagens e facilidades que a comunidade de Morro do Côco terá com a instalação da agência da cooperativa. Na verdade, o PAC virá atender diretamente uma necessidade urgente, mas praticamente histórica de Morro do Côco, que não possui uma única agência bancária, o que obriga seus moradores a se deslocarem à sede de Campos dos Goytacazes para o simples pagamento de um boleto ou a abrirem contas em instituições no Espírito Santo, em razão da proximidade com a divisa dos estados.

O Sicoob Cred Rio Norte, como cooperativa de crédito, a quarta maior do estado do Rio de Janeiro, opera com absolutamente todos os serviços bancários, com a diferença de oferecer, sempre, menores taxas e juros, pelo fato de não visar lucro, e ainda colocar à disposição dos associados e dependentes um grande leque de serviços e produtos, como planos de saúde e odontológico, seguros, consórcios, empréstimos, poupança, planos de telefonia móvel e muitos outros. Toda a carteira de ofertas e informações sobre a cooperativa pode ser conferida no site www.sicoobcredrionorte.com.br .

Embora não haja uma data específica para a instalação do PAC do Sicoob Cred Rio Norte em Morro do Côco, Neilton Silva explicou que o processo está acelerado em virtude da transformação da instituição, que hoje ainda representa de modo segmentado os profissionais da educação, em cooperativa de livre admissão, o que certamente representará um aumento significativo de demanda. Os presentes foram unânimes em apontar as dificuldades enfrentadas por Morro do Côco pela falta de uma agência bancária, especialmente pelo comércio local, considerado forte, e se manifestar positivamente pela cobertura da lacuna pela cooperativa, que receberá diretamente apoio e incentivo das associações locais.

Entre os presentes estavam o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Morro do Côco, Leonardo Crespo; o representante da Associação de Produtores Rurais de Santa Maria, Roberto Guimarães; a representante da Associação de Moradores de Morro do Côco, Maria da Penha Siqueira, e o presidente da Associação Comercial de Morro do Côco, Gilson Sarlo, que comentou: “estamos numa luta de mais de 15 anos para a instalação de uma agência que venha atender as necessidades dos moradores da localidade. Já tivemos representações de bancos aqui, que não se firmaram. Mas temos grande demanda e apoiamos a iniciativa do Sicoob. É um absurdo termos que ir a Campos pagar uma conta de energia elétrica, por exemplo.”

Por sua vez, Maria da Penha Siqueira afirmou que “somos mais de 13 mil habitantes apenas em Morro do Côco, com comércio diversificado, e nosso apoio ao Sicoob é grande porque temos a certeza de que não apenas a vida dos moradores terá maior qualidade, mas também que a partir da instalação da agência outros benefícios virão, sem contar que os moradores poderão evitar ter que utilizar a BR 101 apenas para quitar seus compromissos financeiros, de modo geral.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Finalmente os moradores de Morro do Côco serão beneficiados. Só quem mora aqui sabe o que sofremos.