2012/07/16

Eleições 2012

"‘Quem julga são os juízes e a população’, diz procurador eleitoral

RIO - Carioca, mestre em Ciências Penais e Criminologia, o procurador regional eleitoral, Maurício Rocha Ribeiro, é quem avalia e pede a cassação de candidatos que não se enquadrem no Ficha Limpa. Ele reafirma que algumas atitudes do prefeito Eduardo Paes representam abuso de poder político e diz estar atento às milícias e aos candidatos eleitos nas regiões dominadas pelo poder paralelo no Rio.

O GLOBO: Esta é a primeira eleição com aplicação plena do projeto da Ficha Limpa. A Promotoria Eleitoral está preparada para a nova lei?

MAURÍCIO DA ROCHA RIBEIRO: Está sendo criado um cadastro nacional de candidatos inelegíveis. Tanto o Ministério Público Federal quanto os tribunais regionais eleitorais coletaram nos tribunais de contas, na Justiça e nas entidades de classe as informações de todas as condenações já ocorridas a fim de buscar os nomes de pessoas que se candidataram e estão impedidas por força da lei complementar 135. A Lei da Ficha Limpa nada mais fez do que ampliar as causas de inelegibilidades. Em tese, claro, o trabalho aumentou a consolidação desses dados. Esse processo está em trânsito.

O GLOBO: Já há algum caso que preocupa?

RIBEIRO: Tem um caso que está preocupando os promotores de Campos, que é o da prefeita (Rosinha Matheus). No entender do MP, ela entra em campanha na condição de inelegível. Já foi condenada por um tribunal e entrou com recurso e medida cautelar, que suspenderam os efeitos dessa decisão. Só que, ao serem julgados a medida e o recurso, antes mesmo de eleita ela perde o registro de candidatura. E, se eleita, terá que sair do mandato.
..."

http://oglobo.globo.com/pais/quem-julga-sao-os-juizes-a-populacao-diz-procurador-eleitoral-5482999?topico=eleicoes-2012





Nenhum comentário: