2024/06/19

"Me dá um dinheiro aí..."

GESTÃO PETISTA | O governo Lula (PT) editou uma medida provisória que beneficia a Âmbar, empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista no setor de energia elétrica. A decisão socorre o caixa da Amazonas Energia e cobre pagamentos que a empresa deve fazer para termelétricas recém-compradas pela Âmbar da Eletrobras.⁣

Os recursos necessários para a operação serão bancados pela conta de luz de todos os consumidores brasileiros por até 15 anos. Procurado, o Ministério de Minas e Energia diz que texto serve para dar sustentabilidade à distribuidora no Amazonas.

 O repórter Daniel Weterman conta mais sobre essa história. Para ler a reportagem completa, acesso o #LinkDaBio (📹 Júlia Pereira/Estadão)

@estadao



2024/06/14

Política econômica perigosa

 A magnitude dos prejuízos que a MP de PIS/Cofins causaria às empresas, seu efeito imediato sobre preços, cotação do dólar e negócios na bolsa de valores, a forma açodada com que foi decretada, a reação ruidosa que causou, sua sobrevida efêmera e o fim excepcional que recebeu dão a dimensão da inépcia, se não da total falta de responsabilidade, de Lula e seu time no jogo econômico.

A rejeição da medida provisória pelo setor produtivo e pelo Legislativo colocou toda a agenda da economia na berlinda.

A recente trapalhada da MP, com o ministro da Fazenda desgastado, contribui para reforçar as dúvidas, e, em decorrência, ao contrário do que o governo quer, está criada uma nova pressão para o Banco Central reduzir ou até estancar o corte da taxa de juro básica em sua reunião de 19 de junho.

No saldo do imbróglio, ficou para a gestão de Lula o alerta de que ele precisa urgentemente mudar a estratégia de jogo, tornar o meio-campo de negócios do Brasil mais seguro, adotar uma retranca nos gastos públicos e deixar o setor produtivo colocar a bola na rede.

Leia mais na reportagem de capa de #VEJA no link da bio e dos stories.

Por que o avanço do PIB no primeiro tri dificilmente irá se sustentar

 Número foi obtido com gastos em excesso do governo e estímulos artificiais que devem cobrar um preço alto à frente

Por Juliana Elias 

      Atualizado em 7 jun 2024, 20h02 - Publicado em 7 jun 2024

 Veja porque:


https://veja.abril.com.br/economia/por-que-o-avanco-do-pib-no-primeiro-tri-dificilmente-ira-se-sustentar/