2023/05/30

Voz isolada

 

Lula leva duro sermão do presidente do Uruguai por afagos a Maduro

'A pior coisa que se pode fazer é tapar o sol com um dedo', disse Luis Lacalle Pou ao criticar Lula por dizer que a ditadura na Venezuela é 'narrativa'

Por Robson Bonin Atualizado em 30 maio 2023, 15h37 - Publicado em 30 maio 2023, 15h31 
https://veja.abril.com.br/coluna/radar/lula-leva-duro-sermao-do-presidente-do-uruguai-por-afagos-a-maduro/

Um dia depois de Lula ter classificado o regime de Nicolas Maduro, na Venezuela, de democracia e ter acusado os Estados Unidos de usarem sanções econômicas para alimentar uma “narrativa” contra o ditador, coube ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, expor o constrangimento gerado pelas falas do petista.

 “Vocês sabem o que pensam a respeito da Venezuela do governo da Venezuela. Agora, se existem tantos grupos no mundo tentando mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, para que sejam  respeitados os direitos humanos e para que não haja presos políticos, a pior coisa que se pode fazer é tapar o sol com um dedo. Vamos dar o nome que tem”, seguiu Lacalle Pou.

O uruguaio, em outro trecho do discurso, deixou claras suas divergências em relação à declaração proposta por Lula, falando sobre democracia, sobre direitos humanos e sobre proteger as instituições.

“Quando assinamos, não temos a mesma definição do que se trata o respeito pelas instituições, os direitos humanos e a democracia”, disse o uruguaio, rejeitando assinar tal declaração com Maduro.

“Nós seremos julgados por nossas ações. Não vamos perder tempo porque a vida termina e — alguns creem que não — os governadores também”, disse Lacalle Pou .

https://veja.abril.com.br/coluna/radar/lula-leva-duro-sermao-do-presidente-do-uruguai-por-afagos-a-maduro/

 

 

Presidente do Chile engrossa críticas a Lula sobre ‘vista grossa’ a Maduro

Gabriel Boric criticou fala de Lula sobre a 'narrativa' das acusações à ditatura da Venezuela, ecoando o presidente uruguaio, Lacalle Pou

Por Da Redação 30 Maio 2023, 16h38

O presidente do Chile, Gabriel Boric, nesta terça-feira, 30, se juntou ao uruguaio, Luis Lacalle Pou , nas críticas a declarações de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a Venezuela . Após uma reunião bilateral com o líder de Caracas, Nicolás Maduro, o petista disse que as expressões contra a ditadura venezuelana são uma questão de “narrativa”.

“Nos alegra que a Venezuela retorne às instâncias multilaterais. Mas isso não significa fazer vista grossa. Há uma discrepância entre a realidade e as declarações do presidente Lula”, disse Boric, sendo mais  direto que o Pou.

https://veja.abril.com.br/mundo/presidente-do-chile-engrossa-criticas-a-lula-sobre-vista-grossa-a-maduro/

 


Nenhum comentário: