Após um mês da tragédia que castigou a Região Serrana do Rio de Janeiro, a WSPA em parceria com a UNIFESO e suas ONGs afiliadas (GAPA, SOS Animal, Animavida e COMBINA), continua as atividades em pleno vapor para ajudar aos animais nos municípios mais afetados. É cada vez maior o número de atendimentos veterinários, assim como a crescente distribuição de alimentos, além do acolhimento dos animais que têm ferimentos ou precisam de intervenções cirúrgicas.
Os recursos recebidos através de doações, centralizados na conta-poupança da ONG Defensores dos Animais, foram direcionados para a compra de medicamentos, de ração para cães, gatos e cavalos, e para ajuda financeira às ONGs afiliadas da WSPA locais. Foram transferidos 60 mil reais para o Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e Meio Ambiente (GAPA-MA), SOS Animal, Animavida e COMBINA.
O GAPA-MA, ONG afiliada de Itaipava, continua o trabalho de atendimento veterinário, principalmente no Vale do Cuiabá, além da distribuição de ração, vermifugação, vacinação gratuita com as doações da Merial e promoção de feiras de adoção dos animais abandonados. A ONG já começa o cadastramento de cães e gatos para castração. Veja mais sobre as ações do GAPA no Vale do Cuiabá.
A ONG Animavida, de Petrópolis, está dedicando sua atenção aos animais das áreas vizinhas mais devastadas, como o Vale do Cuiabá, em Itaipava, e Santa Rita (divisa de Teresópolis com Itaipava). Além de levar rações a comunidades de áreas ainda isoladas, as equipes da ONG tratam ferimentos, vermifugam e já fizeram até um mutirão para dar banho aos animais ainda cobertos de lama seca.
“A sujeira na pelagem dos animais era a principal causa da grande quantidade de bernes e bicheiras. Conseguimos, com nosso voluntariado, montar um esquema de fornecimento de água própria, já que a água no Vale do Cuiabá estava racionada. Passamos pelos dois abrigos que tinham animais e banhamos todos eles”, conta Ana Cristina, presidente da Animavida.
Parceria com UNIFESO
A WSPA reuniu uma frente de trabalho formada por veterinários, colaboradores e voluntários com apenas um objetivo diante de um cenário de destruição: ajudar aos animais. A partir da colaboração da UNIFESO de Teresópolis, organizou-se um Centro de Operações, onde ficaram concentrados rações e medicamentos doados e adquiridos por meio das doações em dinheiro, além de equipamentos necessários para o trabalho das equipes.
A UNIFESO também disponibilizou o hospital veterinário e o centro cirúrgico do curso de Medicina Veterinária da Universidade para os casos mais graves.
A WSPA continuará oferecendo assistência aos animais neste período pós-tragédia. Segundo Rosângela Ribeiro, Gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil, ainda existem áreas remotas muito carentes que precisam de ajuda com alimentação e cuidados veterinários: “Ainda há bairros isolados a serem visitados e outras comunidades que já visitamos precisando de ajuda novamente, pois perderam quase tudo e não tem condições de manter seus animais”, relata Rosângela.
Tanto as equipes da WSPA-UNIFESO quanto as ONGS afiliadas ainda têm se deparado com áreas isoladas necessitando de ajuda, o que demonstra que ainda há muito a se fazer. Conheça as ações já realizadas e os números da parceria entre a WSPA e a UNIFESO.
Parceria da WSPA e UNIFESO em números:
5 municípios atendidos: Nova Friburgo, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Sumidouro
Comunidades atendidas: 21 bairros em Teresópolis; 17 bairros em Nova Friburgo; 3 bairros em Bom Jardim e 2 bairros em Sumidouro
Equipe: 3 professores da Unifeso para orientação dos voluntários; 6 profissionais da WSPA Costa Rica e Brasil; 1 supervisor para distribuição logística; 5 médicos veterinários da região e 25 voluntários alunos do curso de Medicina Veterinária da UNIFESO
Alimentos: 13 toneladas de ração para cães e gatos, sendo**:
4.500 kg de ração já distribuídos; 3.412kg de ração distribuída para cães adultos; 220kg de ração distribuída para filhotes e 392,6 kg para gatos.
Cerca de 1.000 animais beneficiados com ração
** além da alimentação para bovinos, suínos, aves e equinos
Atendimentos veterinários em visitas às comunidades: 517 cães atendidos; 63 gatos atendidos e 10 equinos atendidos
Animais vacinados nas comunidades: 213 cães vacinados com vacina polivalente (V-10) e 13 gatos
vacinados com Quádrupla Felina (V-4)
Cirurgias de animais encaminhados ao Hospital da UNIFESO: 4 cães (02 mastectomias, 01 amputação membro torácico, 01 enucleação) e 2 gatos
Além desses resultados, a WSPA montou um Posto de Atendimento Veterinário em parceria com a UNIFESO no CEASA – Nova Friburgo em 05/02/11: 120 cães atendidos; 10 gatos atendidos; 103 doses de vacinas anti-rábicas; 120 doses de vacinas V-10; 10 doses de vacinas V-4; 725 kg de ração distribuídos para cães e 50 kg de ração distribuídos para gatos.
* Dados consolidados até 12/02/2011
www.wspabrasil.org
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário