Treinamento de agentes municipais de saúde começa hoje em cinco municípios
Rio - A Secretaria Estadual de Saúde lança, no fim do mês de março, um sistema online de informação para o controle de focos do mosquito da dengue em todos os municípios do estado do Rio. Pela internet, tanto a população, como as autoridades públicas de saúde estaduais e municipais poderão ter acesso a informações como o número de agentes de saúde e de visitas a domicílios.
De acordo com o assessor técnico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, a ferramenta dará mais transparência ao trabalho de combate aos vetores do Aedes aegypti.
"Realizamos um pacto com as secretarias municipais de Saúde. Toda semana, cada município terá que atualizar seus dados de produção, com o número de agentes e de casas visitadas. Quem quiser saber o que está acontecendo nas cidades e como está sendo feito o trabalho poderá acessar o site da secretaria", explica.
Meta é visitar 80% do total de domicílios
Para garantir o sucesso da ideia, a Secretaria de Saúde está realizando o treinamento dos responsáveis pelo conteúdo do novo banco de dados. Hoje serão realizadas oficinas nos municípios de Nova Iguaçu, Magé, Mesquita, Queimados e Japeri. Até o fim da semana, mais 20 cidades receberão treinamento.
"Cada agente de saúde deverá retornar a cada município em 8 ou 9 semanas. Nossa meta é visitar 80% do número total de domicílios de uma cidade. O ciclo do mosquito dura de 8 a 9 semanas. No ano, serão cinco ciclos, portanto 80% dos imóveis terão que ser visitados cinco vezes ao ano", ressalta o assessor técnico.
De acordo com Mário Sérgio, os relatórios produzidos serão apresentados ao secretário estadual de Saúde. As informações também serão entregues à Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), fórum regular dedicado a definir políticas públicas de saúde.
Alunos da rede estadual planejam prevenção
Em Mesquita, na Baixada Fluminense, o Colégio Estadual Brasil vem fazendo, desde o início do ano letivo, um trabalho de formiguinha durante as aulas de Ciências. Enquanto planejam uma ação mais ampla – a exemplo da caminhada de conscientização realizada no verão de 2009 – os professores relembram com os alunos as dicas para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
O Dia online
2011/02/22
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário