Prazo para envio da declaração começa nesta terça-feira e segue até 29 de abril
Brasília - A Receita Federal fez mudanças no programa da declaração do Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF). O software estará disponível para download no siet da Receita a partir das 8h desta terça-feira.
Entre as alterações, a primeira é que há uma ficha para rendimentos recebidos de forma acumulada em 2010, relativo a anos anteriores. O valor recebido pelo contribuinte terá tributação apenas sobre os meses ao quais é referente e não ao que foi pago, o que tende a diminuir o imposto.
Sobre o programa, ele está mais dinâmico. Durante o preenchimento dos dados, o software informa qual tipo de declaração será mais vantajoso para o usuário: a completa ou a simplificada.
Além disso, o novo programa apresenta a declaração de saída definitva. Ela tem que ser entregue por quem deixa o Brasil por mais de um ano e não fazia parte do antigo software do IR.
Para quem aluga, menos risco de cair na Malha Fina
As pessoas que recebem renda de imóveis alugados também terão vantagens com o novo programa que será disponibilizado pela Receita. No novo programa, o inquilino poderá informar o CNPJ da empresa para qual paga o aluguel enquanto o proprietário deverá informar o percentual da comissão da imobiliária.
A medida deverá evitar que donos de imóveis caiam na malha fina, por erro no cruzamento dos dados. Isto ocorria porque os proprietários informavam apenas o valor recebido do aluguel, enquanto o inquilino declarava o valor burto.
A entrega da declaração do Imposto de Renda deverá ser feita até às 0h do dia 29 de abril. Cerca de 24 milhões de pessoas devem entregar suas declarações neste ano.
O Dia online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário