Bancos, aéreas e telefônicas poderão responder diretamente ao usuário.
Objetivo é solucionar conflitos antes dos casos irem a Procons e tribunais.
O governo federal lançou nesta sexta-feira (27) um serviço online gratuito de reclamações em que consumidores poderão receber resposta das empresas em relação aos serviços e produtos oferecidos. Pelo site www.consumidor.gov.br, clientes de bancos, telefônicas, companhias aéreas, supermercados e planos de saúde, por exemplo, poderão enviar queixas e tentar solucionar conflitos sem passar inicialmente pelos Procons ou por tribunais.
O objetivo, segundo o Ministério da Justiça, é também expor as empresas que não prestarem bons serviços e fornecer ao governo um banco de dados mais organizado sobre a relação entre consumidor e empresa.
Inicialmente, a plataforma funciona para consumidores do Distrito Federal e mais 11 estados: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Em setembro, estará disponível para consumidores de todo o país.
Só poderão receber as reclamações empresas previamente cadastradas, já que a participação é voluntária. Já estão no site cerca de 100 companhias, entre elas os cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander), as quatro maiores operadoras de telefonia (Tim, Claro, Oi e Vivo), as quatro principais companhias aéreas (Tam, Azul, Gol e Avianca) e quatro planos de saúde (Amil, Bradesco Saúde, DIX Amico e Odontoprev).
Saiba mais em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/06/governo-lanca-site-para-reclamacoes-de-consumidores-junto-empresas.html
2014/06/27
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