2014/06/30

Assessor de imprensa da CBF é punido com apenas um jogo por agredir chileno

A Fifa anunciou que abriu um procedimento disciplinar contra o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva. A entidade confirmou, através de um vídeo, que o membro da comissão técnica brasileira desferiu um soco contra o atacante chileno Pinilla e decidiu suspendê-lo preventivamente por um jogo. Desta forma, ele está vetado para a partida contra a Colômbia, pelas quartas de final da Copa do Mundo.


"Podemos dizer que houve procedimentos aberto contra Rodrigo Paiva. Foi suspenso por um jogo", afirmou a porta-voz da Fifa, Delia Fischer. "Ele recebeu um tipo de cartão vermelho no intervalo. Não posso mais fazer comentários enquanto há um processo em curso".


A CBF já foi comunicada da suspensão e não irá recorrer da punição preventiva. A entidade explicou que Paiva está liberado para trabalhar normalmente no período pré-jogo, durante os treinamentos na Granja Comary, e não teve sua credencial retirada. O assessor, porém, não seguirá com a delegação para o estádio Castelão no jogo contra a Colômbia. Ele ainda terá de submeter sua defesa ao comitê disciplinar até 17h de terça-feira.


A confusão ocorreu na saída das delegações de Brasil e Chile para os vestiários durante o intervalo do confronto pelas oitavas de final, no Mineirão. Gary Medel, que estava na marcação de Fred, se estranhou com o atacante e levou um tapa no pescoço. Imediatamente os demais jogadores se juntaram em torno da confusão.


O empurra-empurra prosseguiu no caminho para os vestiários. Rodrigo Paiva se envolveu em confusão com jogadores e membros da comissão técnica chilena, que acusaram o assessor de ter desferido um soco no atacante Pinilla - versão inicialmente negada pelo integrante da CBF.


"O que aconteceu foi que o chefe da imprensa de vocês acertou o nosso jogador. A confusão terminou assim", disse Maria José, funcionária do departamento de comunicação da Federação Chilena.


"Foi uma confusão generalizada, não foi algo só comigo. Só que o Pinilla veio para cima de mim e eu apenas me defendi. Reagi empurrando ele", afirmou Rodrigo Paiva. "Rolou uma discussão e um empurra-empurra. Foi entre as comissões técnicas, não teve jogador envolvido. O auxiliar do [Jorge, técnico do Chile] Sampaoli, um cabeludo [Sebastian Beccacece] começou a xingar. Teve trocas de empurrões. A arbitragem viu e apartou. Não houve agressões, mas teve empurrões".


Em comunicado no site da CBF, Rodrigo Paiva afirmou que respeita a decisão da Fifa, mas destaca que o Comitê Disciplinar da entidade já possui provas de uma conduta indevida dos chilenos.
A confusão envolvendo o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, e o atacante Mauricio Pinilla segue ganhando novos capítulos. Pouco depois da Fifa anunciar a suspensão de uma partida ao brasileiro, o chileno recorreu à sua conta pessoal na rede social Twitter para manifestar-se.


UOL


A confusão envolvendo o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, e o atacante Mauricio Pinilla segue ganhando novos capítulos. Pouco depois da Fifa anunciar a suspensão de uma partida ao brasileiro, o chileno recorreu à sua conta pessoal na rede social Twitter para manifestar-se.


"O senhor Rodrigo Paiva, chefe da assessoria de imprensa do Brasil, me agrediu com um soco no túnel sem razão... A Fifa não pode apoiar esse delinquente", escreveu o jogador, antes, aparentemente, de tomar ciência da punição automática imposta a Paiva.


"A FIFA tem que intervir, é algo gravíssimo... Não pode vir qualquer imbecil agredir um jogador, menos ainda um assessor de imprensa..!!!", completou Pinilla, injuriado.
A sequência de tuites aumentou na sequência, quando o jogador parece ter se informado das últimas notícias.


"Uma partida para Rodrigo Paiva? Vergonha. Deveriam banir esse delinquente disfarçado..!!", reclamou.


Houve até espaço para comparações com o uruguaio Luis Suárez, que sofreu a maior sanção da história das Copas do Mundo após morder o zagueiro italiano Chiellini.


"Suárez por uma mordida arrisca a sua carreira... Um assessor de imprensa pega um jogo por um soco na cara? FIFA ??", prosseguiu Pinilla.


O fim, pelo menos por ora, da sequência de tuites foi com um pedido de punição "exemplar" a Paiva, e até uma mostra de solidariedade ao "colega" Suárez.


"Exijo da FIFA uma sanção exemplar para Rodrigo Paiva igual à do meu colega Suárez ...!!! Isso é ainda mais grave.! As imagens estão aí", concluiu.


A exigência de Pinilla pode, de fato, ser atendida pela Fifa. Segundo a porta-voz da entidade, Delia Fischer, a suspensão de uma partida foi apenas uma medida automática, semelhante ao que ocorre quando jogadores recebem cartões vermelhos. Agora, o Comitê Disciplinar analisará imagens, e poderá aumentar a punição a Rodrigo Paiva.


MSN

Nenhum comentário: